Scania apresenta ônibus elétrico para atender linhas urbanas

ÔnibusScania apresenta ônibus elétrico para atender linhas urbanas

A Scania apresentou o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus elétrico da marca no país. O veículo tem autonomia entre 250 a 300 km, tração 4×2, vocação urbana e suporta até cinco pacotes de baterias. O modelo será produzido na planta da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), com baterias importadas da Suécia. 

Scania apresenta ônibus elétrico para linhas urbanas

Segundo Alex Nucci, diretor de vendas da Scania, a linha a diesel continuará disponível e entregando o menor custo total de operação, além da gama a gás.

“Vamos complementar nosso já eficiente leque de soluções para a mobilidade. O produto elétrico reforça o portfólio e não substitui outra matriz energética atualmente comercializada”, reforça.

O K 230E B4x2LB tem capacidade para comportar carrocerias de 12 a 14 metros, que comportam até 80 passageiros.

O propulsor que move o ônibus é chamado de EMC 1-2. Ele tem potência contínua de 230 kW a 1.750 rpm, torque de 2.200 Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de 300 kW a 1.400 rpm. 

Com construção simples para facilitar a manutenção, ele pesa apenas 240 kg. Em uma simples comparação, um Super, de 13 litros, e de 420 cv, pesa mais de 1,5 tonelada. Tudo bem que o pacote de baterias onera em um lastro de quase 2,4 toneladas. 

Baterias nas nuvens

Diferente de alguns modelos, a proposta da Scania coloca as baterias no teto e o sistema de refrigeração acima do eixo traseiro. A ideia é que o encarroçador possa escolher o melhor lugar na parte de cima para aplicar o pacote. A justificativa da marca para suspender os elementos está na proteção. Baterias mais próximas do solo ficam mais propensas a avarias. 

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As baterias do Scania são de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado de LFP (lítio-ferro-fosfato). Elas podem ser conectadas a um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos.

Raio-X do ônibus elétrico Scania. Baterias no alto e motor elétrico atrás
Raio-X do ônibus elétrico Scania. Baterias no alto e motor elétrico atrás

 

Por Rodrigo Samy

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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