A DHL, uma das empresas mais conhecidas de logísticas, ganhou destaque nas redes sociais ao anunciar a utilização do caminhão elétrico Semi, da Tesla. A futura aquisição da empresa oferece uma redução de três vezes nos valores energéticos, quando comparados com um caminhão a diesel.
Caminhão elétrico da Tesla agrada os olhos da DHL
Portanto, o objetivo da DHL é eletrificar a frota progressivamente. Por isso, a filial estadunidense da empresa (DHL Supply Chain USA) se associou à Tesla para iniciar a fase do Semi, caminhão elétrico da empresa de Elon Musk.
Antes da parceria, a DHL avaliou o caminhão por duas semanas no verão do hemisfério Norte. Ao todo, foram mais de 5.000 quilômetros rodados na Califórnia.
Testes do Semi foram feitos nos EUA
A prova de fogo, final, incluiu um longo percurso de 625 quilômetros seguidos, totalmente carregado, com um peso bruto combinado de 34 toneladas.
Durante os teste, o Semi marcou um consumo próximo de 1,06 kWh por quilômetro a velocidades acima de 80 km/h.
Este consumo médio equivale a 107 kWh para cada 100 quilômetros. O resultado parece muito se comparado com as cifras dos carros elétricos, que se movem entre os 15 e 20 kWh a cada 100 km. No entanto, para caminhões elétricos é um valor baixo.
DHL vai incorporar o Semi, da Tesla, na frota?
Depois da fase de testes, a DHL planeja incorporar os caminhões elétricos em sua frota, enquanto Tesla se prepara para a produção em grande escala do Semi, em 2026.
Se a comparação de consumo for feita com um caminhão a diesel, onde o combustível tem um poder calorífico de 43,71 MJ/kg, e uma densidade de 850 quilos por metro cúbico, é possível dizer que 1 litro de diesel contém uma energia equivalente a 10,32 kWh.
Consumo na ponta do lápis
Com estas referências, o consumo médio obtido pela DHL (106,8 kWh a cada 100 quilômetros) equivaleria a termos energéticos a de um caminhão diesel que gasta 10,34 litros a cada 100 quilômetros.
Por isso, o Semi tem quase o triplo de potência que um caminhão a diesel convencional. Outra vantagem é que ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 20 segundo totalmente carregado. Ou seja, o caminhão elétrico da Tesla agrada os olhos da DHL.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.