Caminhão elétrico da Tesla agrada os olhos da DHL

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A DHL, uma das empresas mais conhecidas de logísticas, ganhou destaque nas redes sociais ao anunciar a utilização do caminhão elétrico Semi, da Tesla. A futura aquisição da empresa oferece uma redução de três vezes nos valores energéticos, quando comparados com um caminhão a diesel.

Caminhão elétrico da Tesla agrada os olhos da DHL

Portanto, o objetivo da DHL é eletrificar a frota progressivamente. Por isso, a filial estadunidense da empresa (DHL Supply Chain USA) se associou à Tesla para iniciar a fase do Semi, caminhão elétrico da empresa de Elon Musk.

Antes da parceria, a DHL avaliou o caminhão por duas semanas no verão do hemisfério Norte. Ao todo, foram mais de 5.000 quilômetros rodados na Califórnia.

Testes do Semi foram feitos nos EUA

A prova de fogo, final, incluiu um longo percurso de 625 quilômetros seguidos, totalmente carregado, com um peso bruto combinado de 34 toneladas.

Durante os teste, o Semi marcou um consumo próximo de 1,06 kWh por quilômetro a velocidades acima de 80 km/h.

Este consumo médio equivale a 107 kWh para cada 100 quilômetros. O resultado parece muito se comparado com as cifras dos carros elétricos, que se movem entre os 15 e 20 kWh a cada 100 km. No entanto, para caminhões elétricos é um valor baixo.

DHL vai incorporar o Semi, da Tesla, na frota?

Depois da fase de testes, a DHL planeja incorporar os caminhões elétricos em sua frota, enquanto Tesla se prepara para a produção em grande escala do Semi, em 2026.

Se a comparação de consumo for feita com um caminhão a diesel, onde o combustível tem um poder calorífico de 43,71 MJ/kg, e uma densidade de 850 quilos por metro cúbico, é possível dizer que 1 litro de diesel contém uma energia equivalente a 10,32 kWh.

Consumo na ponta do lápis

Com estas referências, o consumo médio obtido pela DHL (106,8 kWh a cada 100 quilômetros) equivaleria a termos energéticos a de um caminhão diesel que gasta 10,34 litros a cada 100 quilômetros. 

Por isso, o Semi tem quase o triplo de potência que um caminhão a diesel convencional. Outra vantagem é que ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 20 segundo totalmente carregado. Ou seja, o caminhão elétrico da Tesla agrada os olhos da DHL.

Cabine do caminhão elétrico da Tesla agrada os olhos da DHL
Cabine do caminhão elétrico da Tesla agrada os olhos da DHL
Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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