Qual caminhoneira ou cristal (mulher de caminhoneiro) que não teve dificuldade para encontrar um banheiro no trecho? A Mercedes-Benz apresentou o Estrela Delas, caminhão personalizado direcionado ao público feminino. O veículo foi desenvolvido a partir da opinião de caminhoneiras e cristais e seu diferencial é a presença de um banheiro na cabine do motorista.
Caminhão “Estrela Delas” foi desenvolvido por elas e para elas
O caminhão Estrela Delas foi projetado em 2019 e é o primeiro do mundo feito por uma equipe de mulheres e especificamente para mulheres, de acordo com a fabricante. A ideia partiu de uma das engenheiras da equipe da Mercedes-Benz, Mabile Gonçalves, que se inspirou em uma música Magnólia do Jorge Bem Jor. Tons e decoração e decoração do caminhão remetem às cores citadas nas músicas.
Uma das intenções da Mercedes-Benz com o lançamento é estimular a participação de mulheres no setor operacional de transporte. Isso porque o modelo de veículo cria mais acolhimento e segurança para que elas estejam nas estrada. Para isso, a fabricante quer facilitar a aquisição do Estrela Delas por empresas de transporte para que assim ofereçam possibilidades de inserção da mulher no mercado de trabalho.
Por fim, a ideia também é expandir o projeto para outros parceiros e incentivar que mais empresas pensem em veículos voltados para o universo feminino. Além disso, levar a proposta para que outros países em que a Mercedes- Benz atua possam adotar o modelo. As representantes da marca, responsáveis pelo desenvolvimento do ‘Estrela’, apontaram a dificuldade em países europeus, na Turquia e no Brasil de ter a presença de mulheres no mundo do transportes, universo predominantemente masculino e resistente, destacaram.
Características do Estrela Delas
O caminhão para mulheres foi projetado no chassis do Actros 26.52, desenvolvido com duas baterias, uma para o caminhão e outra para uso exclusivo da motorista e cristal, permitindo, por exemplo, ligar um secador de cabelo. A cabine é um item a parte, pois vem equipada com TV, penteadeira com luminária, duas camas beliches, mesa para alimentação, fogão e geladeira.
Existe também um banhiero que fica na própria cabine, embaixo da cama, que possui um sistema de coleta semelhante ao dos ônibus para transporte rodoviário. Por fim, o modelo vem com uma bicicleta acoplada à parte exterior e traseira da cabine do motorista para ser utilizada em trajetos curtos.
Durante a Fenatran, a Mercedes- Benz levou caminhoneiras e cristais para conhecerem os detalhes do veículo feito para elas. Elas relatam expectativas positivas, sobretudo pelo banheiro dentro da cabine. “Para nossa vida é surreal ter um banheiro ou um banheiro limpo, imagina um banheiro dentro do caminhão”, declarou Sarita Vieira.
Patrícia Santos, QRA, Pérola, estava ansiosa para ver o interior do ‘Estrela Delas’ e aprovou. “Superou as minhas expectativas, são os mínimos detalhes, mesinha que você pode montar e desmontar, fogão, geladeira […] empresários façam o favor de investir na mulherada!”, sugeriu.
Caminhoneiras participam das etapas do Estrela Delas
As mulheres não estiveram apenas no lançamento oficial do ‘Estrela Delas’ na Fenatran, mas em todo o processo de desenvolvimento do veículo. No projeto, a equipe foi composta por mulheres.
Ainda, caminhoneiras e cristais foram consultadas por meio de pesquisas pelas redes sociais do movimento A Voz Delas. A intenção foi levantar os itens necessários ao caminhão para atender as estradeiras, de acordo com Ebru Semizer, Gerente de Marketing da Mercedes-Benz.
Ela conta que foram mais de 6 mil pedidos, porém com características semelhantes o que facilitou a concretização “Todas as ideias que chegaram estão dentro desse caminhão […] a gente conseguiu viabilizar de uma forma efetiva”.
Segundo a profissional, o que mais chamou atenção na pesquisa é que, além do banheiro, as caminhoneiras e cristais pediram que o ambiente do caminhão fosse aconchegante. Por isso, os detalhes do veículo como a tapeçaria diferenciada e a cor foram projetadas para trazer essa sensação de acolhimento. “Acho que a mulher sente mais falta do conforto de uma casa”, acrescenta.
Todo processo também teve apoio das embaixadoras do A Voz Delas. Vanessa Mariano, QRA Menina dos Olhos de Deus, é uma dessas mulheres. Ela faz parceria com a Mercedes-Benz desde a Fenatran 2019 e foi convidada a ajudar nas sugestões do que um caminhão deveria ter para facilitar a vida da estradeira e trazer mais segurança.
A etapa final da a seleção foi a escolha pelo nome, conta, sendo o mais votado ‘Estrela Delas’, nome significativo, segundo a caminhoneira mato-grossense: “Estrela por ser ‘Mercedes’ [se referindo ao símbolo da marca] e ‘Delas’ por ser a voz delas que escolheram”, conclui.
O Pé Na Estrada publicou um vídeo no instagram com detalhes do caminhão ao som da música Magnólia, que inspirou a criação do caminhão (clique aqui para assistir).
Por Jacqueline Maria da Silva .
E quem vai limpar o banheiro qdo chegar em casa
Poderia ter cabine maior, assim como os americanos
Então na visão míope da Mercedes Bens, somente as caminhoneiras tem dificuldades para encontrar banheiros diguinos no trecho….
Boa dia
Gostaria de saber a cor desse caminhão parece um tom cobreado
A cor foi desenvolvida especialmente para esse projeto. É uma rosa acobreado mesmo.
Como sempre está de parabéns a .Mercedes Benz … pensando sempre no conforto de seus clientes amoooo vcs Mercedes Benz .sucesso sempreee
Nao gostei da solução técnica do banheiro a bordo. Demonstra improvisacao e economia burra. Deveriam fazer cabine estendida com a toalete e banho a bordo. Caminhoes americanos adotam esta solução há anos.
Hoje em dia, as empresas não estão dando oportunidade de trabalho para novos motoristas, Veja lá para novas motoristas mulheres!
O mercado de trabalho tem muita vaga, porém não contratam sem experiência.
O interessante é desde quando saiu o primeiro caminhão nunca se pensou no motorista homem. Hoje em dia ficam com essa patifaria de caminhão pra mulher. Será que homens são bicho. Falam tanto em direitos iguais. Décadas e décadas o motorista homem só se lascando cagando no mato agora vem com essa conversa mole.
Uma vergonha a Mercedes bens fazer uma patifaria dessa com os motoristas masculino,eu mesmo trabalhei anos a fio com a marca Mercedes,agora vem fazer banheiro pra mulheres, respeita nossa história seus alemães comunistas,quer dizer que nós motorista masculinos não representa nada pra vcs ,seus hipocatras
Ultimamente Mercedes só aposta em não funcionalidade.mercedes parou no 2544