E-Actros e Versão autônoma do Atego são destaques da Mercedes-Benz na Fenatran

A Mercedes-Benz revelou na Fenatran 2022 suas principais novidades para os próximos anos. Vale destacar a apresentação do E-Actros, caminhão elétrico produzido pela montadora, e uma versão autônoma do Atego, que vem sendo utilizada na fábrica da Ypê, no interior de São Paulo.

O E-Actros

O E-Actros
Imagem: PNE

A montadora apresentou e-Actros, que é indicado para várias aplicações na distribuição pesada. O eActros 300 cavalo mecânico elétrico é baseado na mesma tecnologia do caminhão rígido, podendo tracionar os semirreboques europeus mais comuns, com o comprimento máximo permitido por lei.

A montadora tem duas versões o e-Actros 300 e o e-Actros 400, que, embora estajam presentes na feira, só estão disponíveis no continente europeu, podendo ser utilizados nas cidades e nas estradas.

A ideia de apresentar o caminhão foi mostrar que a montadora já possui a tecnologia, mas não deve trazer os veículos ao Brasil até que infraestrutura e incentivos do governam tornem a operação viável.

  • Potência e Autonomia

A peça central tecnológica do caminhão é o trem de força, um eixo rígido com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas marchas. Os dois motores montados no eixo traseiro geram, segundo informações da montadora, uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW.

O fornecimento direto de torque dos motores elétricos, aliado à transmissão de duas marchas, garante maior aceleração e mais conforto de condução. O veículo ainda conta com três baterias, cada uma com capacidade de 112 kWh. A autonomia é de até 220 quilômetros, com sistema que possibilita recuperar energia elétrica e aumentar a autonomia.

O cavalo mecânico alimentado por bateria pode ser carregado com até 160 kW. Os três conjuntos de baterias levam pouco mais de uma hora para recarregarem de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido CC padrão com corrente de carregamento de 400 A.

  • Segurança

O e-Actros vem com equipamentos de segurança que incluem o Acoustic Vehicle Alerting System (Sistema de Alerta Acústico de Veículos); o Active Brake Assist 5 (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) de quinta geração, com detecção de pedestres; e o Turn Assist S1R (Assistente para Manobras).

Para os alertas visuais, o Assistente para Manobras utiliza o display do MirrorCam, sistema digital que substitui os retrovisores convencionais. O MirrorCam de segunda geração, disponível na Europa desde abril de 2022 e agora também na linha Actros no Brasil, é ainda mais capaz de oferecer assistência ao motorista em muitas situações no tráfego rodoviário. Isso se deve, entre outros recursos, aos braços de câmera 10 centímetros mais curtos de cada lado e aos novos parâmetros de imagem para uma representação ainda mais realista do ambiente exterior.

Atego Autônomo

Atego Autônomo
Imagem: PNE

A Mercedes também apresentou o primeiro caminhão com nível 4 (SAE) de automação em operação em uma planta industrial no Brasil, em parceria da montadora com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada no veículo.

Vale destacar que a Mercedes já realiza este tipo de operação com veículos autônomos na utilização do Axor em colheitas de cana-de-açúcar, entretanto, a automação no agro ainda é nível 2.

  • A utilização e funcionamento do Atego autônomo

Através de um processo de configuração, o cavalo mecânico Atego 1730 autônomo, foi especificamente adaptado para um negócio exclusivo no Brasil: a operação na Ypê, empresa atuante no segmento de higiene e limpeza, localizada na cidade de Amparo (SP).

A tecnologia desenvolvida pela Lume Robotics de mobilidade autônoma consiste num sistema robótico avançado, composto por hardware e software, que confere a um veículo a capacidade de trafegar de modo totalmente autônomo em situações específicas. O sistema é capaz de criar mapas e rotas de uma determinada região, possibilitando que o veículo trafegue de forma autônoma, evitando obstáculos estáticos e dinâmicos, lidando com todos os elementos de trânsito e alcançando o destino predefinido.

No caso específico de condução autônoma de Nível 4, o caminhão se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. “Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O executivo ainda informa que a Ypê aprovou essa ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está, então, sendo preparado para operar durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial. Ainda segundo informações da Mercedes, quatro modelos do Atego autônomo já foram vendidos para a Ypê, sendo o primeiro deles entregue neste mês e os outros três no início de 2023.

25 Anos de Sprinter no Brasil

Mercedes-Benz comemora os 25 anos da Sprinter no Brasil com depoimento de clientes
Imagem: PNE

Em um evento da Mercedes-Benz pré-Fenatran, foi comemorado os 25 anos do lançamento da Sprinter, onde empreendedores de todo Brasil contam suas experiências com o veículo. Três clientes da montadora alemã participaram do evento e relataram sua história de vida e carreira com o uso da van em seus negócios.

Clique no link e veja mais

Por Daniel Santana com informações da Assessoria Mercedes Caminhões e Ônibus

 

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