segunda-feira, junho 17, 2024

DAF apresenta linha de caminhões pesados em EURO 6 com redução de 10% do custo operacional

A DAF foi uma das empresas a trazer suas linhas de caminhões pesados e semipesados na Fenatran 2022 adaptados ao PRONCONVE/ EURO 6. Os novos motores apresentam uma redução de 10% no custo operacional, segundo a fabricante.

Novos motores em EURO 6/ PROCONVE 8

Os modelos das linhas CF e XF integram os motores Paccar MX-11 e MX-13, que vêm com os sistemas EGR (Recirculação de Gases a Exaustão) e SCR (Sistema de Redução Catalítica). Ainda inclui o DPF (Filtro de Material Particulado), que é responsável por diminuir o volume de material particulado, aquela fumaça escura que sai do escapamento.

DAF apresenta linha de caminhões pesados em EURO 6 com redução de 10% do custo operacional
Motor MX-11 adaptado à legislação EURO 6/ Proconve P8.
Foto: Divulgação/ DAF

Todos esses componentes, em conjunto, formam o sistema de pós-tratamento do motor em EURO 6/ PROCONVE P8 das linhas e contribuem para a redução do NOx (óxido de nitrogênio), gás produto da combustão que é danoso ao meio ambiente e à saúde. Além disso, o DPF permite a rodagem de até 540 mil quilômetros sem manutenção e com consumo de 5% de ARLA 32 em relação ao diesel. Ou seja, para cada 100 litros de Diesel, são 5 litros de Arla.

Por fim, a fabricante explicou que os motores da Paccar que compões os veículos foram produzidos com Ferro Fundido Vermicular, o que garante 75% mais durabilidade do que o ferro fundido cinzento.

Linha DAF XF

A linha XF utiliza os motores MX-13 de 12,9 litros e potência de 480 e 530 cavalos. Possui transmissão automatizada com 12 velocidades, o ZF Traxon. Isso com eficiência nas trocas rápidas de marcha devido ao EcoRoll, sistema que ajuda a reduzir o consumo de combustível; e do sistema de Controle de Cruzeiro, que usa GPS para antecipar as trocas de marcha mais adequadas para a topografia do local. Nos modelos até 490 cavalos, o motor vem com sistema de freios Engine Braske, que trabalha em baixas rotações.

DAF apresenta linha de caminhões pesados em EURO 6 com redução de 10% do custo operacional
Caminhão XF da DAF em EURO 6.
Foto: Divulgação/ DAF

Linha DAF CF

A DAF incorporou duas novas potência à linha CF, 340 e 370, e manteve as 410 e 450. Todas elas, na nova reconfiguração em EURO 6/ PROCONVE 8, estão equipadas com motores MX-11, a nova geração de freios, o sistema de transmissão automatizada e o motor em três estágios.

Já o modelo off-road de 480 cavalos de potência foi equipado com motor MX-13 e marcha automática. Ainda possui sistema Dual Drive de direção associado, que ajuda a melhor troca de transmissão em terrenos de baixa aderência. No modelo de 490 cavalos, o motor tem os três estágios de potência e o chassi reforçado para 125 toneladas e sistemas de segurança como Controle de Estabilidade.

DAF apresenta linha de caminhões pesados em EURO 6 com redução de 10% do custo operacional
Pesado CF em EURO 6.
Foto: Divulgação/ DAF

Semipesados da linha CF

A DAF também apresentou mais três potências na linha CF de semipesados, o 260, 290 e 310 cavalos. Eles contam com o modelo de motor Paccar PX-7, que atende as normas de emissão PROCONVE P8/ EURO 6. Além disso, contam com transmissão automatizada de 9 velocidades.

Os semipesados da linha não possuem sistema de tratamento EGR tal qual nos motores MX da linha de pesados, mas integra o SCR, DPF e o DOC, que é formado por tubos de exaustão e admissão de fumaça. Esses veículos estão disponíveis em 6X2 e 8X2.

DAF apresenta linha de caminhões pesados em EURO 6 com redução de 10% do custo operacional
Semipesado CF com novo motor MX-9.
Foto: Divulgação/ DAF

Leia também: Scania apresenta dois caminhões mais pesados da Fenatran 2022.

 Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados