Rumo a emissão zero de poluentes, Cummins Brasil apresenta novidades para a Fenatran

Focando na redução de gases poluentes gerados pelos motores, a Cummins Brasil em parceria com a Meritor, apresentou seu projeto “Destino ao Zero” para um futuro mais limpo. A fabricante revelou também quais serão suas novidades que estarão presentes na Fenatran em novembro.

O projeto “Destino ao Zero”

O Destino ao Zero é a estratégia de sustentabilidade da empresa para atingir zero emissão até 2050, reduzindo os impactos na qualidade do ar de seus produtos e os gases de efeito estufa (GEE). Neste sentido, a Cummins busca uma abordagem de caminho duplo: reduzir as emissões dos motores de combustão interna ao mesmo tempo em que investe em novos produtos de emissão zero, com investimentos anuais de cerca de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias futuras.

A empresa foca em quatro pilares para a redução:

  • Emissões mais baixas hoje;
  • Implementar a adoção do cliente a larga escala;
  • Redução de emissões: Do poço à roda;
  • Atingir as reduções até 2050.

O presidente da Cummins Brasil, Adriano Rishi, afirma que os investimentos não serão apenas para alimentar a descarbonização da indústria, mas também será importante para maior preservação do planeta devido às mudanças do clima. Ele ainda destacou como será o processo de transição ao Destino Zero:

“Vale salientar que o ritmo em direção ao Destino Zero será diferente nas diversas aplicações e regiões do mundo e os fatores determinantes deste processo de transição incluem descarbonização da fonte de energia e investimento em infraestrutura, desenvolvimento tecnológico de produtos, avanços regulatórios e necessidades e aceitação dos clientes.”

Parceria com a Meritor

Recentemente, a Cummins adquiriu a Meritor, fornecedora global de tecnologias de drivetrain, mobilidade, frenagem e powertrain elétrico. De acordo com a fabricante, a adição da Meritor é importante para fortalecer a linha de componentes de powertrain e permitirá o desenvolvimento acelerado de soluções de energia eletrificada.

Juntas pela primeira vez no País durante a Fenatran 2022, a Cummins e a Meritor pretendem avançar com rapidez no desenvolvimento de soluções de trem de força descarbonizado economicamente viáveis: 

“No Brasil, com a compra concluída, adicionamos sites como Osasco (SP) e Resende (RJ) e recebemos mais de 1,7 mil funcionários brasileiros da Meritor à nossa família. Estamos orgulhosos agora de termos quase 3 mil colaboradores no País para servir nossos clientes” […] “A aquisição da Meritor nos coloca em outro patamar no setor brasileiro de veículos pesados. Além de saltar do faturamento anual de R$ 3,5 bilhões para R$ 5,5 bilhões, quase 100% dos OEMs (fabricante de equipamentos originais) contam com alguma tecnologia da Cummins.”, afirma Rishi.

Novidades para a Fenatran

A Cummins também revelou quais serão suas novidades, já dentro do projeto Destino ao Zero, que serão expostas no estande da fabricante na Fenatran 2022.

B6.7 Single Module Euro VI:

B6.7 Single Module Euro VI:
Divulgação: Cummins

A motorização B6.7 com pós-tratamento Single Module será exibida nesta edição da Fenatran como parte integrante de uma plataforma completa de motores eletrônicos Euro VI (3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 litros) e os sistemas para redução de emissões de escape Single e U Module, este desenvolvido para caminhões de alta potência (acima de 8.9 litros).

De acordo com a fabricante, as tecnologias projetadas pela Cummins Emission Solutions (CES) estão 60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas concorrentes que atendem ao mesmo nível de emissões. Ao todo, os investimentos da Cummins no projeto Euro VI no País já somam R$ 170 milhões. Com as transformações tecnológicas da Cummins para o atendimento às normas do Conama P8 houve uma redução de cerca de 77% de NOx e de aproximadamente 66% de material particulado (do Euro V para Euro VI).

L9 com TWC:

B6.7 Single Module Euro VI:
Divulgação: Cummins

O motor a gás exibido na feira fará parte integrante de uma gama de motores Euro VI a gás (6.7, 9 e 15 litros), e virá pronto para operar com GNV e biometano. Os motores a gás da Cummins pretendem proporcionar redução de cerca de 80% na emissão de partículas, 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% de emissão dos gases de efeito estufa comparado aos modelos a Diesel Euro V. 

Além disso, o L9 será apresentado com o sistema de pós-tratamento dedicado denominado Three Way Catalyst (TWC). Projetado pela CES, o dispositivo está disponível em duas configurações – horizontal e vertical – para maior adequação aos projetos dos clientes. Segundo a Cummins, o conjunto catalisador TWC é um sistema mais compacto, com menos itens como bomba, tanque, injetor de Arla, linhas de Arla e de coolant, já que não requer o uso deste agente de ureia.

Cummins Meritor 14Xe e 17Xe:

  • 17Xe:
Cummins Meritor 17Xe
Cummins Meritor 17Xe. Divulgação: Cummins

Os eixos elétricos também integram o portfólio de soluções de descarbonização da Cummins nesta edição da Fenatran. Apresentado pela primeira vez no País, o conceito do eixo elétrico 17Xe foi projetado para todas as configurações dos caminhões pesados e traz capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado na versão solo, de acordo com a aplicação. Ainda em fases de testes, o novo 17Xe chegará com um novo design e poderá, segundo a fabricante, ser capaz de proporcionar alta densidade de energia, de até 430 kW de potência contínua. O início de fabricação está previsto para 2025, em Lindesberg, na Suécia.

  • 14Xe:
Cummins Meritor 14Xe
Cummins Meritor 14Xe. Divulgação: Cummins

Produzido desde o início do ano em Asheville, na Carolina do Norte, nos EUA, o 14Xe foi desenvolvido para equipar caminhões entre 12t e 24t de Peso Bruto Total (PBT). O design do eixo elétrico 14Xe pretende garantir maior eficiência, desempenho e economia de peso. Derivado do eixo 14X, o e-Powertrain mantém a mesma interface de suspensão e contempla versões de hardware para facilitar a integração veicular, de acordo com a estratégia dos OEM.

X15H:

X15H:
Divulgação: Cummins

Ao oferecer o potencial de levar energia de hidrogênio de carbono zero para caminhões de longa distância de até 44t, com potência máxima de 530 hp (395 kW) e um pico de torque de 2.600 Nm, o conceito do motor Cummins X15H chega ao Brasil durante o evento. 

A fabricante estima que um caminhão pesado, com um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade e alimentado pelo X15H, ofereça um alcance operacional potencial de mais de 1 mil km. De acordo com as previsões da Cummins, o motor a combustão interna a hidrogênio deve chegar ao mercado global em 2026.

A nova geração do X15H é derivada da plataforma agnóstica de combustível, que busca oferecer benefícios de uma arquitetura de base comum e capacidade de combustível de baixo a zero carbono. O fuel-agnostic para a transição energética, em fase de desenvolvimento pela Unidade de Negócios de Motores da Cummins, prevê a fabricação do motor 6.7 para Diesel, gás, hidrogênio, propano e gasolina e os motores de 10 e 15 litros projetados para Diesel e gás e hidrogênio. 

De acordo com o presidente Rishi, “Nossa previsão é que esta inovação da Cummins protagonize de forma inteligente, pois foi desenvolvida para substituir um motor Diesel, mantendo o mesmo powertrain, utilizando ainda tecnologias com as quais OEMs, gerentes de frota e operadores estão familiarizados”.

Inovações da Fenatran 2019

Na última edição da Fenatran em 2019, conhecemos algumas inovações ligadas a relatórios de gerenciamento de frota e uma conta bancária criada pela Target especialmente para o caminhoneiro. Confira no vídeo abaixo.

E você já sabe: A cobertura da Fenatran 2022 é no Pé Na Estrada!!!

Veja Também: Transporte sustentável avança, mas cadeia dos veículos pesados ainda enfrenta desafios

Por Daniel Santana com informações da Cummins Brasil

 

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