Scania lança linha Super e apresenta os dois caminhões mais pesados da Fenatran

A partir de janeiro de 2023, as fabricantes de caminhões precisam atender as normas do PROCONVE P8 (Programa de Controle da Poluição de Ar por Veículos Automotores) e a Fenatran é o momento para que as montadoras mostrem suas novidades. A Scania lançou a sua linha de caminhões EURO 6 no Brasil, o Scania Super, com 8% de eficiência energética, e os dois caminhões mais pesados da feira de transporte, com 2% de economia de combustível.

Scania lança linha Super e apresenta os três caminhões mais pesados da Fenatran
Dois Scanias da linha Super, lançamento na Fenatran.

Foto: Divulgação/ Scania

Linha Scania Super 

A Scania reconfigurou sua linha de caminhões NTG em EURO 6, que corresponde ao POCONVE P8. A linha Super tem um novo trem de força, mais potente e atingindo torque máximo com baixas rotações. 

A linha Super vem com motor de 13 litros e quatro potências: 420, 460, 500 e 560cv. Segundo a Scania, o Super entrega 8% de eficiência energética em relação à linha anterior, ou seja, é 8% mais econômico. Ainda, se comparando à geração de caminhões lançada em 2019, a eficiência na economia de combustível soma até 28%.

 Dentre as tecnologias que promovem a eficácia da linha Super estão:

Scania lança linha Super e apresenta os dois caminhões mais pesados da Fenatran
Caminhão da linha Super da Scania.

Foto: Divulgação/ Scania

  • Taxa de compressão elevada;
  • Eixos cardan, que apresenta maior flexibilidade de movimento e consequentemente menor atrito da engrenagem;
  • Chassi flexível, que melhora a adaptação do implemento ou permite a redução do eixo.

Um dos diferenciais é que o sistema de sucção de combustível. Os tanques comuns têm até 15% de “volume morto”, já o sistema do motor Scania Super, chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), muda essa lógica, tirando parte dos componentes de dentro do tanque. Com essa mudança o “volume morto” cai para aproximadamente 5%. Isso permite aumentar a autonomia do caminhão ou diminuir o tamanho do tanque. 

Além disso, os modelos vêm com a caixa automatizada Scania Opticruise. Sua configuração permite melhor escalonamento de marcha de menor para maior potência mantendo as rotações do motor. O sistema usa inteligência artificial para mapear a topografia dos terrenos. Com isso, a caixa pode decidir antecipadamente as tocas corretas de marcha, o que contribui para a queda de consumo.

Segundo a Scania, a soma das diversas tecnologias da nova linha resulta numa queda de 50% nas paradas para manutenção. Com isso, custo operacional reduz, assim como os custos financeiros para a empresa, que pode investir em outros pontos de seu desenvolvimento. 

Os caminhões mais pesados da Fenatran

A Scania acrescentou ao seu portfólio os dois caminhões mais pesados da Fenatran 2022. Eles propiciam 2% de economia de combustível em relação as linhas de pesados anteriores. O R 660 V8 10X4 XT tem PBT (Peso Bruto Total) de 71 toneladas e CMT de até 210 toneladas; já o S770 S tem motor V8, configuração 6X4, e é o caminhão de maior potência do mundo, com 770 cavalos.

Scania lança linha Super e apresenta os três caminhões mais pesados da Fenatran
Scania R660, um dos dois mais pesados da Fenatran.

Foto: Divulgação/ Scania

Assista também: Novidades pré-fenatran.

https://www.youtube.com/c/ProgramaPeNaEstrada/videos 

Por Jacqueline Maria da Silva com informações do release.

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