quarta-feira, junho 19, 2024

Volkswagen aposta na sustentabilidade e revela novo VW Meteor Optimus na Fenatran

A Volkswagen caminhões e ônibus apresentou ao público suas novidades para os próximos anos na Fenatran. Entre elas, está o VW Meteor Optimus, veículo fabricado para rodar com HVO (Óleo Vegetal Hidratado), também conhecido como diesel verde.

O VW Meteor Optimus

O VW Meteor Optimus
Divulgação: Volkswagen Caminhões & Ônibus

De acordo com a montadora, o VW Meteor Optimus pode proporcionar uma economia de até 8% graças à aerodinâmica completamente nova e às tecnologias já agregadas ao caminhão de série, impactando também na redução das emissões equivalentes de CO2. O protótipo também apresenta inovações dentro da família Meteor com a inclusão de câmeras no lugar de retrovisores e massageador no banco do motorista.

O veículo vem com um conjunto de defletores, que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e também do chassi e incorporando também uma proteção de borracha em toda a parte inferior, visando assegurar uma maior aerodinâmica. As calotas também vêm com uma turbina acoplada para diminuir o arraste ao mesmo tempo que maximizam a refrigeração do sistema de freios.

A isso, se aliam sistemas como o predictive shifting, controle eletrônico que antecipa até 2 quilômetros de condições de rodagem para atuar de uma forma mais eficiente na troca de marchas e assim podendo oferecer uma melhor performance na operação. Com isso, se atinge os patamares de eficiência que geram uma economia de até 8% no consumo de combustível.

A bordo da cabine, o motorista passa a desfrutar um maior campo de visão, com alcance de mais de dois quilômetros, proporcionado com o sistema de quatro câmeras e três monitores. O objetivo é a eliminação de pontos cegos, permitindo melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos. Segundo a Volks, não é necessário qualquer ajuste durante manobras e pois o motorista teria um maior controle dos obstáculos no movimento de ré.

Caminhão movido a combustível limpo

O VW Meteor Optimus já está pronto para rodar com o diesel verde (óleo vegetal hidrotratado ou HVO, da sigla em inglês), combustível alternativo e renovável que tem sido apontado como bastante promissor para a matriz energética nacional, embora ainda não comercializado em larga escala no país. Abastecido com HVO, esse modelo pode alcançar uma redução de até 90% nas emissões de CO2, quando comparado ao diesel tradicional do mercado.

Economia, eficiência e EURO 6 – Outras novidades da Volks

Economia, eficiência e EURO 6 - Outras novidades da Volks
Caminhão da Linha Constellation exposto na Fenatran 2022. Imagem: PNE

Algumas semanas antes da Fenatran 2022, a montadora já havia revelado informações sobre seu portfólio. Vale destacar as novidades na família Constellation, como a chegada do Euro 6 aos caminhões, as novas versões das familias Meteor e Delivery, além dos detalhes do Primeiro caminhão autônomo da Volkswagen.

Clique aqui e confira todos os detalhes

Por Daniel Santana com informações da VWCO News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados