Economia, eficiência e EURO 6 – o que a Volkswagen vai apresentar na FENATRAN

No fim de setembro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou seus lançamentos e versões de veículos reconfigurados. Modelos que trazem aumento na capacidade de carga, 10% a mais de eficiência, 5% de economia de combustível e já vêm adaptados ao EURO 6, equivalente a legislação PROCONVE 8, que exige a diminuição da emissão de poluentes. Os veículos serão os destaques da montadora na FENATRAN (Feira Nacional de Transportes) em novembro e que chegarão ao mercado em 2023. 


Linha Constellation com motor EURO 6

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Foto: Divulgação/ Volkswagen Caminhões e Ônibus

A linha Constellation em EURO 6 chega com novas configurações de carga e nomenclaturas específicas. Os caminhões de 17 toneladas ficam agora com 18 toneladas e os de 24 passam a 26 toneladas. Com relação à aplicação off-road (fora da estrada), o de 26 toneladas passará a ter 27 toneladas.

De acordo com a Volkswagen, o Constellation 24.280 também será substituído pelo 26.320 Prime. O novo modelo vem com 320 cavalos de potência, um tanque adicional de Arla 32 e sistema SCR de emissão. Também estará disponível o Constellation 30.320 na versão 8X2, apresentando eixo longo de 6.500 milímetros de série.


Novidades na família Constellation para a FENATRAN

Nova família Constellation off-road

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Foto: Divulgação/ Volkswagen Caminhões e Ônibus

A Volks também anunciou o lançamento de novos modelos da linha Constellation para aplicações fora da estrada, todos disponíveis em 6X4: o 27.260; 31.320; 32.380; e o Tractor 33.480. Os modelos acima de 31 toneladas possuem transmissão automatizada de 12 marchas. As versões 32.280 e 33.480 com trocas de marcha rápida, além de sistema que auxilia na saída de buracos e atolamentos (rock-free). O Tractor 33.480 também conta com sistemas SCR, que faz o tratamento dos gases depois da combustão, e EGR, que faz a recirculação dos gases dessa exaustão.

Constellations extrapesados para longa distância

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Foto: Divulgação/ Volkswagen Caminhões e Ônibus

Outro lançamento da montadora da linha sãos os cavalos mecânicos para média e longa distância. O Constelation 4X2, 19.380 e os Constelations 6X2, 25.380 e 25.480. Esse último com novo motor de 13 litros e emissões EGR e SCR transmissão automatizada com 12 marchas e 5% de melhoria de consumo de combustível.

 


Família Meteor

As novas versões dos modelos Meteor 28.480 e 29.530 agora possuem transmissão automatizada com 12 ou 16 marchas e usam informações de GPS para melhorar a performance da operação. Além disso, contam com basculamento elétrico. O novo propulsor, fabricado no Brasil pela MAN, proporciona, de acordo com a Volkswagen, maior economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada para aplicações severas. Também possuem sistema de tratamento de emissões SCR e EGR para atender ao EURO 6.

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Foto: Divulgação/ Volkswagen Caminhões e Ônibus

Família Delivery em EURO 6

Os veículos da linha Delivery, adaptados a legislação do EURO 6, chegaram com maior capacidade de carga. O 11.180, que tinha PBT de 10.7 toneladas, passou para 10.8. Já o Delivery 9.180 aumentou em mais 625 quilos a carga útil, alcançando PBT de 9.2 toneladas. 

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Foto: Divulgação/ Volkswagen Caminhões e Ônibus
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Foto: Divulgação/ Volkswagen Caminhões e Ônibus

Os elétricos da linha Delivery também aumentaram o PBT em até 10% e com isso a capacidade de carga útil. O e-Delivery de 11 toneladas passou para 11.400 kg, com capacidade máxima de carga útil de 6.800 kg, somada à carroceria. Já o e-Delivery 14 toneladas foi de 14.000 para 14.500 kg, com potencial para transportar 9.300 kg.


O portfólio EURO 6 da Volkswagen 

Com relação às características dos motores das linhas, o Delivery Express e o 6.170, apresentam motor FTP desenvolvido com calibração exclusiva pelos engenheiros da Volks. Já os veículos de 9 a 12 toneladas estão equipados com motor Cummins de 4 litros. A linha Constellation traz o motor MAN D08 de 5 litros para o segmento de 14 a 18 toneladas.

O segmento de 18 a 31 toneladas recebe o motor MAN D08 de 7 litros e nas aplicações até 53 toneladas, o motor Cummins de 9 litros. Com relação aos extrapesados da família Meteor, eles chegam com motor MAN D26 de 13 litros, produzidos no Brasil.

Quanto as transmissões automatizadas e automáticas, os Constellations acima de 18 toneladas vêm com caixa Traxon. Os modelos de 14 a 18 toneladas possuem as opções manual e automatizada em 8 velocidades, desenvolvida exclusivamente para os veículos médios da marca. Já os caminhões de 3,5 a 13 toneladas vêm com a caixa Eaton de 6 velocidades manual, e na opção automatizada para os veículos de 9 a 11 toneladas. 

Investimentos

Para a reformulação de seu portfólio em EURO 6, a Volkswagen também contará com ampliação de mais 10 concessionárias da marca até 2023, com investimento de R$ 200 milhões em modernização. A Volks também anunciou que os caminhões saídos de fábrica poderão estar conectados à plataforma digital RIO, que permite aos frotistas e caminhoneiros acesso aos serviços da montadora.


Primeiro caminhão autônomo da Volkswagen

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Foto: Divulgação/ Volkswagen Caminhões e Ônibus

A Volkswagen está testando seu primeiro veículo autônomo, um Constellation 31.280, tração 8X4. O Veículo atuará juntos às colheitadeiras no campo, em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo. Capaz de funcionar sem a ação do motoristas, o modelo mantém trajetória e velocidade, reconhece os obstáculos, sinalização e presença de pedestres. Isso porque conta com algumas características que favorecem sua eficiência. 

  • Caixa de direção eletricamente assistida, equipada com sistema de geoposicionamento em tempo real, que identifica a posição do veículo e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm, que segundo a marca, não são atingidas por condução humana;
  • Piloto automático que mantém a velocidade estabelecida para a atividade, mas que permite ao motorista alterar para mais ou para menos;
  • Condução autônoma ativada e desativada quando o motorista desejar.
  • Câmeras que substituem os retrovisores tradicionais, que possibilitam uma visão 360º ao redor do veículo e visibilidade em operações noturnas.

Como será testado em operação canavieira, o veículo foi equipado para o transbordo dentro das lavouras, levando o produto das colheitadeiras até os veículos de maior porte. O sistema de navegação autônoma com precisão aliado aos eixos de bitola larga de 3 metros evitam esmagamento das mudas pelos pneus. Com relação a capacidade de carga, os eixos dianteiros suportam 8 toneladas e os traseiros 13, um PBT (Peso Bruto Total) de 42 toneladas.

Volvo foi uma das primeira a apresentar caminhões autônomos testados na Europa. Este ano, a Scania e Mercedes-Benz apresentaram seus veículos autônomos na Agrishow, também aplicados ao setor sucroalcooleiro. 

Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release.

 

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