Nesta terça-feira, 15 de outubro, chega oficialmente ao Brasil a RIO, a divisão digital da Volkswagen Caminhões de Ônibus e do Grupo Traton. Em seu discurso de abertura, Roberto Cortes, CEO da montadora, afirmou que o futuro do transporte passará por três etapas, veículos Conectados, Sustentáveis e Autônomos, provavelmente nessa ordem.
A expectativa do Grupo Traton é que até 2030, 1/3 dos caminhões terão energia alternativa, sendo a elétrica a principal. Mas, como se vê, isso é futuro, assim como os caminhões autônomos, em testes em vários locais do mundo, mas ainda teste. Já a conectividade já chegou. A própria Traton pretende investir 1 bilhão de Euros até 2025 na conectividade, e a RIO é o canal para isso.
RIO Brasil
RIO foi apresentada para o mundo na IAA de 2016, desde então, já conectou 120.000 veículos e 8.800 empresas em 30 países europeus. Agora a empresa chega ao Brasil com a proposta de juntar todos os serviços digitais do transportador em uma única ferramenta.
A primeira etapa do serviço é a instalação da RIO Box, um módulo que vai identificar e guardar as informações do veículo. Com base nas informações levantadas, o cliente pode ter vários tipos de relatórios, de acordo com seu tamanho, necessidade e disponibilidade de recursos.
Além das informações sobre dirigibilidade e uso do veículo, a ferramenta ainda funciona em paralelo com outros parceiros, para fornecer funções como rastreamento, seguros, controle de jornada, manutenção e muito mais. Já são parceiros confirmados a Omnilink, Autotrac, Vivo, allpago, Avalara e Traffilog.
Um dos diferenciais da plataforma é que o cliente não precisa fechar contratos longos com cada produto, pode usar todos, ou nenhum, usar um hoje e outro amanhã, ou seja, paga apenas pelo que usar e nos dias que usar. Segundo Joelcio Silveira, responsável pela RIO Brasil, isso é uma grande vantagem para o pequeno, que pode aproveitar os benefícios da ferramenta sem grandes gastos.
Aliás, o pacote básico, chamado Essential, é gratuito para qualquer um que tiver o veículo conectado; seja autônomo, seja uma grande frota. Esse pacote pode, inclusive, ser acompanhado na palma da mão, pelo aplicativo Pocket fleet, que dá informações sobre rotas, dirigibilidade e etc.
Quanto e quando
Os caminhões expostos na Fenatran já estão conectados e quem quiser já pode conectar seus veículos, mas o módulo começa a sair em linha de produção a partir de 1º de janeiro de 2020. O módulo para veículos Volkswagen novos custa R$ 1.700,00. O valor varia para instalação em veículos que não são Euro 5. Outro diferencial é que a ferramenta é aberta para qualquer montadora, fazendo com que o transportador possa ter a frota toda em uma única plataforma. O valor também varia.
Volks Care
Alimentado pelas informações do RIO, o Volks Care oferece uma “leitura” dos dados. Ele usa esses dados para dar consultoria ao cliente em gestão de frota e treinamento de gestores e motoristas.
A Drogaria São Paulo foi um cliente teste do produto. Ao usá-lo por 19 dias, a rede de farmácias já conseguiu identificar algumas informações, por exemplo:
Com relatório unificado e também separado por veículo, a Drogaria descobriu que seu veículo mais produtivo rodou 1.845km, com ociosidade de 7% e média de 6,9km/l. Já o menos produtivo rodou 1.769km, com 11% de ociosidade e média de 5,11.
Outros dados conseguidos pela empresa:
– 13 horas em velocidade acima de 80km/h, sendo que um dos veículos chegou a 119km/h.
– 14,3% das curvas, aceleração e freadas foram de alta intensidade
– foram 2.355 exposições ao risco
– 124 infrações por dia na frota
– 35 horas de ociosidade
O Volks Care também já está disponível no mercado.
A Volkswagen apresentou ainda diversas novidades em produtos que você pode ver clicando aqui. Veja ainda as novidades de outras montadoras aqui.
Por Paula Toco
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