O gerenciamento de frota feito por meio de soluções tecnológicas já incorporou o dia a dia de quem vive no trecho ou precisa cuidar de uma frota de caminhões. Nesta Fenatran, empresas especializadas em telemetria e gestão de frota se concentraram em facilitar a vida do transportador no que diz respeito a organização de dados e segurança.
Ouça o podcast: Por que colocar câmeras no caminhão?
Confira a seguir quatro destaques sobre gestão de frota e conectividade:
ValeCard
A ValeCard traz para feira um serviço chamado Frota Segura, que oferece suporte para acesso a um banco de dados sobre a frota, negociações, treinamento, bonificação e orientação para motoristas, informações que facilitam a renovação e adequação de caminhões da frota.
O sistema também tem opções para bloqueio de ações indevidas e até restrições específicas para abastecimento, gerenciamento que pode ser feito por meio de um aplicativo.
Outra novidade é o serviço para Gestão de Multas, onde é possível reunir documentação e informação referente a multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Informações cadastrais como placa, chassi, marca e modelo do caminhão podem ser incluídas no sistema.
A ferramenta também reuni informações sobre IPVA e licenciamentos de todos os órgãos de trânsito do Brasil. O contratante tem acesso as multas antes mesmo delas serem entregues pelos Correios.
Leia também: Conheça RIO, a divisão digital da Volkswagen e do Grupo Traton
Intelbras
A empresa traz para a Fenatran o iFleet Smart, um equipamento que detecta sinais de fadiga, troca de faixa e comportamentos inadequados na direção como distração, uso de celular e cigarro, uma vez que fumar ao volante é considerado infração de trânsito e pode até geral multa.
Além disso, as câmeras de monitoramento gravam imagens alguns segundos antes e alguns segundos depois da identificação de conduta inadequada ou distração ao volante. Essa ferramenta auxilia o transportador em caso de acidentes ou para esclarecer eventuais acontecimentos.
Omnilink
A Omnilink também traz para a Fenatran o chamado “sensor de fadiga”. Por meio de uma câmera, o sensor identifica sinais de sonolência no motorista e emite alertas para acordá-lo e evitar um acidente.
A novidade da marca fica por conta do chamado Rotograma Falado com Inteligência Artificial. O sistema, que pode ser acessado pelo tablet Omni Connected Driver, dispositivo pensado para o motorista, dá acesso a uma lista de pontos de risco de acidente, que ainda não foram mapeados pela visão do ser humano.
Assim, o estradeiro pode planejar a rota sabendo quais lugares são mais perigosos em relação ao risco de acidentes.
Veltec
A Veltec traz para a feira novidades de Inteligência Artificial aplicada a tecnologias embarcadas, como a identificação de uso de cinto de segurança e a identificação de motoristas por reconhecimento facial.
Para acompanhar o trabalho dos motoristas e permitir ações imediatas para prevenir acidentes, a Veltec possui o Vsafe, um sistema integrado a telemetria que permite acompanhar detalhes de uma operação logística usando o aplicativo do Vsafe.
Positron
O destaque da Positron no estande da marca é a migração total de seu sistema para a Amazon Web Services (AWS), conhecidos como computação em nuvem.
A Positron também traz para a feira o MirrorEye, tecnologia de câmeras que substituem o espelho retrovisor. Sobre a durabilidade do produto, uma vez que a possibilidade de quebra preocupa quem está sempre na estrada, o diretor de operações da marca, Obson Cardoso, explica que o aparelho é resistente.
“A manutenção é quase zero, mas caso o motorista precise, temos assistência disponível e ele pode ser atendido em qualquer lugar”, explica.
A tecnologia já é realidade na Europa e nos Estados Unidos. É também uma tendência, pois elimina pontos cegos, uma vez que a câmera pode alcançar pontos que o retrovisor não pode. A Mercedes-Benz também traz essa inovação para a Fenatran 2019, no Novo Actros.
Continue nos acompanhando por aqui, pelo Facebook, Instagram e Youtube para saber tudo sobre a Fenatran 2019.
Por Pietra Alcântara
[…] Hoje existem empresas que oferecem esse tipo de serviço, que é instalado em caminhões. Em 2019, na Fenatran, vimos algumas delas. Clique aqui para relembrar. […]