segunda-feira, junho 17, 2024

Volvo apresenta pesado elétrico na Fenatran

No retorno da Fenatran após três anos, a Volvo apresentou seu caminhão pesado 100% elétrico. O FM Electric é um veículo para distribuição urbana e regional, com 6 baterias, proporcionando uma autonomia total de até 300 quilômetros. Segundo a montadora sueca, não há data de início de comercialização no Brasil, mas, em breve, o modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações.

O modelo será destinado para utilização em diferentes operações, indo do transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

Detalhes do veículo

Detalhes do veículo
Imagem: PNE

O pesado tem um peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas, podendo ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, o veículo possui freios de regeneração, um sistema que recupera a energia quando o freio é acionado.

Além disso, após o dia de trabalho, o veículo pode ser recarregado em corrente alternada (CA) nos pátios das transportadoras durante a noite. Também há a opção de carregamento contínuo (CC) para uma recarga mais rápida. O FM Eletric tem  potência de até 490 kW (660hp).

Vale destacar que as baterias tem uma estimativa média de duração de oito anos, podendo ter uma “segunda vida” de mais de 20 anos, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outros imóveis alimentados por geração fotovoltaica ou eólica.

Baixo Ruído

A montadora ainda destaca o baixo nível de ruído do caminhão, o que, segundo a Volvo, “o torna uma boa opção para executar tarefas urbanas e à noite, sem provocar poluição sonora e incômodo em áreas residenciais, podendo ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns. Outro ponto é a vibração, que sendo menor, pode proporcionar um ambiente de trabalho mais confortável para os motoristas que passam longas horas dentro da cabine.

Foco na Descarbonização

A apresentação do pesado reforça o compromisso da marca com a descarbonização dos seus veículos. De acordo com informações da montadora, cerca de 3,5 mil caminhões elétricos já foram vendidos em 30 países ao redor do mundo. A meta da Volvo é de alcançar 50% das comercializações de eletricos até 2030 e 100% até 2040.

A meta da montadora é se antecipar aos acordos governamentais para redução da emissão de gases, a fim de alcançar esse objetivo o quanto antes. O presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, destaca o quão importante são os programas de descarbonização da montadora, aliada a evolução tecnológica dos veículos:

“Isso passa por várias tecnologias, como motores de combustão cada vez mais avançados, usando combustíveis de origem não fóssil; caminhões elétricos à bateria e caminhões elétricos movidos por células de hidrogênio, para percorrer distâncias mais longas. É uma jornada complexa, mas estamos seguindo globalmente a passos largos em todas essas direções”.

VM com motor Volvo, economia de combustível e caixa I-shift de 7ª geração

VM com motor Volvo, economia de combustível e caixa I-shift de 7ª geração
Imagem: PNE

Há algumas semanas, apresentamos em nosso site outras novidades que seriam vistas também na Fenatran 2022, além do caminhão Volvo pesado elétrico, como por exemplo os novos modelos do VM, que vem com motor Volvo, a nova versão da caixa de transmissão I-Shift, que chega a 7ª geração e também passa a equipar os caminhões FH, FM e FMX Euro 6, e detalhes da nova linha FM, que chega focando em redução de emissões e maior economia.

Clique aqui e confira todos os detalhes das novas linhas VM e FM da Volvo.

Por Daniel Santana com informações da Assessoria Volvo

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados