Caminhões da International, nos Estados Unidos, começaram a ser equipados com motor Scania. Isso só foi possível porque o Grupo Traton, controlador das marcas VW, MAN e Scania, passou a englobar a Navistar em 2021.
As primeiras unidades com o motor de S13 litros, criado pela Scania, chegaram no capô dos International LT. Trata-se de um caminhão Classe 8, nomenclatura usada nos EUA para classificar modelos com PTB de 15 toneladas e que prezam pelo conforto do motorista.
Desenvolvido e aperfeiçoado há quase 5 anos, o motor tem a estrutura global que será utilizada em outros caminhões pesados do Grupo Traton, como MAN, VW e Scania.
International tem transmissão integrada?
A adoção do S13 abre mais ainda as portas para a International em outros mercados, uma vez que a Navistar era um dos únicos fabricantes a não ter a própria transmissão integrada.
A concorrente Paccar, por exemplo, já vem utilizando o sistema integrado desde 2017. O MX de 13 litros, projetado pela DAF, também é acoplado a uma transmissão de 12 velocidades.
Ou seja, era algo necessário para a norte-americana. Com o novo S13, o caminhão International LT passa a contar com uma transmissão acoplada da Scania de 14 marchas que, na verdade, é uma versão rebatizada do Optricuise de 14 velocidades.
Motor Scania no International teve ajustes
O sistema de injeção de combustível e a própria bomba também foram aprimorados, operando com pressão inferior a 1.800 bar. Outras novidades estão no duplo comando de válvulas no cabeçote e na tampa única, juntamente com o cárter em alumínio, que reduz o peso total do conjunto em 24 kg.
Quando se trata de desempenho, o motor S13 do International LT tem sete configurações, com um máximo de 515 cv e 2.500 Nm a uma velocidade de controle de 2.000 RPM.
Conclusão: Se por um lado as joint-ventures acabam tirando as opções do consumidor, por outro, elas acabam ajudando a economia e a linha produtiva inserida em uma nação. Os grandes grupos de veículos sempre existiram. O importante é o desenvolvimento acessível para todos.
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Por Rodrigo Samy
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.