terça-feira, junho 24, 2025

Companhia de energia tem caminhão elétrico para cuidar da rede

CuriosidadesCompanhia de energia tem caminhão elétrico para cuidar da rede

Se tem um lugar em que os elétricos estão se dando bem é no segmento dos multivocacionais. A prova disso está na aquisição de um caminhão elétrico pela companhia de energia para cuidar da rede.

Ao contrário dos rodoviários, os caminhões elétricos que atuam no circuito urbano conseguem dar conta da carga e conviver com uma menor autonomia.  

Companhia de energia usa caminhão elétrico

No último SENDI 2025, Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, voltado aos trabalhadores de reparação elétrica, a BYD anunciou a entrega de um eT18. 

O caminhão, desenvolvido em parceria com a empresa Embark, tem um implemento VST 47, um cesto aéreo com alcance de até 15,8 metros e isolamento de 46KV. 

O eT18 é um modelo com autonomia de até 165 km e capacidade para 13 toneladas, já o peso bruto total é de 21 ton.

Elétricos atuam bem no circuito urbano

Ou seja, é equipado com bateria de fosfato ferro-lítio de 229 kwh. Com isso, o conjunto gera 450 Nm e evita, em média, a emissão de 133 toneladas de CO2 ao ano.

A MAN Truck & Bus continua a expandir o seu portfólio de caminhões elétricos na Europa. Após iniciar as vendas do MAN eTGX, o seu maior modelo para transporte de longa distância, a fabricante alemã apresenta novas versões. 

MAN mostrou a capacidade elétrica em 2024

No exterior, por exemplo, a MAN apresentou dois novos chassis (4×2 e 6×2) que podem carregar entre 18 e 28 toneladas.

Entre as aplicações dos modelos estão: coleta de lixo, basculantes, plataforma, limpa-neves (no caso da Europa), além de outras possibilidades.

Os novos chassis eTGX e eTGS podem ser escolhidos com três, quatro, cinco ou seis baterias.

Autonomia pode chegar a 500 quilômetros

Mesmo na versão com menor distância de entre eixos (3,75 metros), o caminhão pode abrigar cinco baterias de 400 kWh.

Conforme a MAN, a autonomia total da bateria é de 1,6 milhão de quilômetros ou de até 15 anos, dependendo do tipo de aplicação.

MAN amplia portfólio de caminhões elétricos
MAN amplia portfólio de caminhões elétricos
Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados