Iniciando no meio dos semipesados, a DAF Caminhões apresenta o novo DAF CF, com Motor PACCAR GR-7, de 6,7 litros, em chassi rígido nas versões 6×2 (com Peso Bruto Total, PBT, de 23 toneladas) e 8×2 (com PBT de 29 toneladas).
Dessa forma, a montadora entra no segmento, que representa 25% das vendas de caminhões no Brasil. Além disso, o novo CF tem como público alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores. O modelo produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, chega às concessionárias do país em fevereiro e aos primeiros clientes em março.
Novidades no Novo DAF
A montadora holandesa afirma que chega para competir no meio dos semipesados de olho na forte participação do segmento nas vendas de caminhões no Brasil e contando com alguns diferenciais no novo DAF CF, como a cabine, o motor e a facilidade de instalação da carroceria. Veja a seguir algumas das novidades do veículo.
Motor e Transmissão:
Uma das novidades do modelo, o Motor PACCAR GR-7, foi desenvolvido especialmente para o semipesado da montadora pela Cummins. Além disso, o motor possui 6,7 litros, com seis cilindros, e está disponível em duas versões:
- com 280cv de potência e torque de 950Nm;
- com 300cv de potência e torque de 1.000Nm.
Já em relação a transmissão do veiculo, o novo CF conta com a caixa automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, feita para trabalhar em baixas rotações, oferecendo relações mais longas.
Propulsor, Freios e Eixos
De acordo com a montadora, o propulsor do DAF CF é equipado com o sistema de injeção Common Rail, que busca consumo mais eficiente de combustível, menor emissão de gases e redução de ruídos. Além disso, o modelo também utiliza o sistema de freio motor do tipo Borboleta, com 224cv de potência.
O semipesado conta com os novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, visando redução do consumo de combustível e baixo custo operacional. O Novo CF também possui o eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.
Tanque de Combustível
De acordo com a montadora, o tanque de combustível terá capacidade para 650 litros de diesel (tanque de 300L + tanque adicional opcional) e tanque Arla 32, de 42 litros. Em relação as determinações do Proconve P8 Euro VI, que serão obrigatórias a partir de 2023, a montadora afirma que já vem desenvolvendo modificações para enquadrar o DAF CF ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Ou seja, o veiculo será comercializado inicialmente com o Euro V.
Conforto
Em relação ao conforto do veículo, o caminhão será comercializado com três opções diferentes de cabine: Day, Sleeper e Space. Nesse sentido, a montadora aponta que as configurações internas são um dos grandes diferenciais do novo caminhão.
A cabine Day é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6×2. Sugerido para o uso diurno, a cabine possui 1,60m de altura e não conta com leito. A Sleeper vem com a mesma altura, mas conta com uma cama de 2,23m nas versões 6×2 e 8×2.
Já a cabine Space, tem 2,23m de altura e 2,10m de comprimento, com leito beliche opcional. Além disso, as cabines que contam com leito, disponibilizam camas com medidas de 2045 x 680mm, buscando dar maior conforto ao motorista. O veiculo também oferece cortinas blackout, tendo como opcional a cortina central, assim como a função maleiro.
Um outro item da cabine é a geladeira interna, opcional em todas as versões do veículo, com capacidade de 33 litros, permitindo o transporte de alimentos, bebidas ou medicamentos.
Preço
Em relação ao preço do veículo, a montadora não revelou o valor do novo DAF, mas sinaliza que, pelo fato do veículo contar com um grande número de peças fabricadas aqui no Brasil, seria possível a realização da compra através do FINAME (Fundo de Financiamento para Aquisição de Máquinas e Equipamentos Industriais).
Expectativa da montadora
Mesmo com percalços como a instabilidade econômica e a falta de semicondutores, a montadora afirma ter registrado um bom desempenho em 2021. Ao todo, a empresa teve 5.600 veículos emplacados, totalizando um crescimento de 46,2% sobre as 3.381 unidades alcançadas em 2020.
A DAF estima que com a entrada da marca no segmento de semipesados, devido a chegada do novo CF, além da expansão da marca em países da América e do crescimento de sua rede de concessionárias em 2022, ocorra um crescimento de 20% se comparado a 2021.
Veja Também: Conheça os modelos da nova linha CF da DAF Caminhões
Por Daniel Santana com informações da DAF Caminhões
Adorei caminhão !!
Gostei muito do caminhão 6×2