Conheça pneus que freiam sozinhos para o motorista. Pois é, a revolução foi apresentada pela Goodyear, em colaboração com a TNO, Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada, na CES 2024, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas.
O sistema usa a base do sistema de frenagem de emergência, mas com a vantagem de se adaptar ao piso.
Conheça pneus que freiam sozinhos para o motorista
Ou seja, tem capacidade de identificar quando o veículo está em estradas molhadas ou gelo.
Por meio do contato com a estrada, a inteligência dos pneus pode fornecer ao AEB (sistema de frenagem de emergência) informações mais precisas.
Ou seja, logo, é oferecido condições reais sobre o contato dos pneus com a estrada.
Pneus que freiam sozinhos fazem a leitura do piso
Testes em estradas molhadas indicam que um sistema AEB aprimorado que incorpora a tecnologia Goodyear SightLine tem o potencial de auxiliar a redução de impactos.
A integração do AEB com os dados de condições de pneus e estradas ajuda a garantir um desempenho melhor em diversos cenários.
Mas o que é o AEB? Como ele funciona com os pneus que freiam
O sistema de frenagem automática de emergência (AEB) é uma tecnologia projetada para prevenir ou reduzir a gravidade de colisões. Veja como funciona:
Detecção de Perigos: Sensores, câmeras e radares instalados no veículo monitoram constantemente a estrada à frente em busca de obstáculos, veículos ou pedestres que possam representar um risco de colisão.
Avaliação de Risco: O sistema de AEB analisa a situação e calcula o risco de colisão com base na distância, velocidade e trajetória do veículo em relação ao obstáculo detectado.
Aviso ao Motorista: Se o sistema detectar uma colisão iminente, ele alerta o motorista com sinais visuais e/ou sonoros, para que o condutor possa reagir rapidamente.
Frenagem Automática: Caso o motorista não reaja aos avisos, o sistema de AEB aplica automaticamente os freios para reduzir a velocidade do veículo ou até parar completamente, se necessário.
Mitigação de Acidentes: A intervenção do sistema visa reduzir a velocidade do impacto ou evitar a colisão, diminuindo o risco de danos e ferimentos.
Os pneus que freiam sozinhos para o motorista estão ao lado da tecnologia AEB que pode funcionar em diversos ambientes e condições de estrada, desde asfalto seco até superfícies molhadas ou escorregadias.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.