Conheça uma Volkswagen Kombi elétrica fabricada em 1972. Isso, mesmo, uma Kombi 100% limpa lançada nos anos 1950. Um modelo totalmente à frente do tempo, mas que teve um pouco mais de 100 unidades produzidas nas versões passageiro, furgão e picape. O projeto, apesar de visionário, esbarrou nos custos de produção.
Tecnologias da época
Equipada com baterias de chumbo-ácido, removíveis, que pesavam 850 quilos, a Kombi também contava com tecnologia de freios regenerativos, sistema semelhante ao utilizado atualmente na Fórmula 1.
Outra tecnologia moderna presente era a tomada para carregamento. Plug-in, exigia aproximadamente 10 horas para receber a carga total e gerar 21,6 kWh a um motor de motor elétrico de 16 kW, equivalente a 22 cv, com picos de potência máxima de até 44 cv. O torque era de 160 Nm.
O Volkswagen T2 Electric, nome interno do projeto, acelerava de 0 a 50 km/h em 12,5 segundos e a velocidade máxima era de 75 km/h.
Com um peso total de 2.200 kg, o modelo precisou de reforços estruturais na carroceria e no chassi. Apesar do fracasso e de poucas unidades produzidas entre 1973 e 1979, a maior parte sendo destinada a testes internos da Volkswagen, a Kombi de 1972 esteve à frente do tempo e abriu os caminhos para o Volkswagen ID. Buzz.
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Por Rodrigo Samy
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.