Intermodal 2024 mostra reação do setor de transportes

Intermodal 2024 mostra reação do setor de transportes. Evento que ocorre até 7 de março de 2024, em São Paulo, na capital, está reunindo profissionais e empresas de diversas partes do mundo para discutir as tendências de uma das atividades mais estratégicas da atualidade. 

No local, estão mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, abrangendo todos os modais de transporte. A organização espera receber mais de 43 mil profissionais durante os três dias de evento. Além das empresas expositoras, outro destaque do evento é a segunda edição do Interlog Summit, que reúne palestras sobre soluções em transporte. 

 

Intermodal 2024 mostra caminhões elétricos 

A BYD apresentou no evento a solução integrada de kits solares que envolvem sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, ônibus e outras soluções de energias verdes com baixa emissão de poluentes. 

Outra novidade foi o lançamento oficial, com entregas confirmadas do ET5 7.200, com capacidade para levar 6,7 toneladas, e promete 190 quilômetros de autonomia. Equipado com uma bateria de 99 kWh, o caminhão chega por um preço sugerido de R$589 mil.

No estande da XCMG, a novidade ficou por conta dos equipamentos e do recém lançado E7-49T com capacidade de carga total de 49 toneladas e autonomia de 150 quilômetros. 

Intermodal 2024 mostra reação do setor de transportes
Foto: PNE / Intermodal 2024 / E7-49T – XCMG

O motor elétrico síncrono de ímã permanente confere 482 cv. Ao contrário dos veículos elétricos convencionais, a transmissão do pesado é automatizada de quatro marchas, podendo realizar trocas manuais. Uma das principais vantagens está no custo de rodagem, significativamente menor por quilômetro percorrido, em comparação com os modelos a diesel.

 

A​perfeiçoando a direção no simulador​ Mercedes

O Simulador Essencial, parte integrante do centro de simulação em equipamentos portuários e offshore do SENAI de Santos, está disponível para demonstração durante o evento. O equipamento prepara os alunos para situações cotidianas, proporcionando uma vivência prática em ambiente seguro.

Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, o projeto consiste na adaptação de um simulador de direção em um ônibus da montadora. Ele permite que motoristas de ônibus e caminhões obtenham conhecimento e especialização em qualquer localidade. Esta iniciativa emprega tecnologia de última geração para aprimorar a qualificação de profissionais de transporte em áreas cruciais, como segurança viária, direção segura e direção defensiva.

Intermodal 2024 mostra reação do setor de transportes
Foto: PNE / Intermodal 2024

De acordo com Rafael Marchesi, supervisor do conselho regional de São Paulo no SEST SENAT, o simulador entrega uma proposta completa para o motorista que precisa passar por um aprendizado ou que pretende se especializar em um determinado veículo. 

 

Treinamento para motoristas 

Durante o evento, são esperados cerca de 500 visitantes ao simulador. Antes de ingressar no aparelho, um grupo de pessoas recebe uma aula teórica, que explica a proposta da dinâmica. Em seguida, uma sala na própria carroceria se encarrega de abrigar um monitor de alta resolução para que todos consigam acompanhar como o motorista em treinamento vai atuar. Há dois instrutores, um para acompanhar o motorista e outro para conversar com o grupo e também propor os desafios para a pista. “Entre as condições apresentadas estão a de animais atravessando a pista, implemento com pneu furado, chuva forte e até direção sonolenta ou com alcoolemia”, explica Israel Pereira, analista do SEST SENAT. 

Ele acrescenta que além das condições colocadas na feira, é possível colocar diversas situações no simulador. Um exemplo é criar parâmetros para identificar motoristas que tenham maior habilidade para conquistar um baixo consumo de combustível ou de dirigir um determinado modelo com implementos. 

“Com isso, é possível dizer que a ferramenta é altamente assertiva para empresas que estão buscando compor um quadro de motoristas. Por outro lado, o simulador é fundamental para criar horas de estrada para quem não tem prática ou para quem precisa se especializar em um determinado veículo, estando ele com ou sem implemento”, finaliza o analista.  

 

Veja também: Marca de caminhão XCMG apresenta planos 2024 para ampliar presença no Brasil

 

Por Rodrigo Samy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados