sexta-feira, novembro 22, 2024

Conhecendo o Novo Kangoo E-tech – elétrico, 800 de carga e muita tecnologia

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O segmento de distribuição urbana segue crescendo e ganhando atenção do mercado. Com isso, veículos para atender essa demanda aumentam em número, em nível de tecnologia embarcada e em comodidade para o condutor. Foi por isso que a Renault trouxe o Kangoo E-tech, veículo com capacidade de carga de 800kg, diversos itens de segurança e conforto e um passo a mais na evolução dos veículos elétricos para aplicação urbana. Continue lendo para conhecer esse veículo.

 

Características técnicas do Kangoo E-tech

Uma das primeiras informações que todo mundo quer saber sobre um veículo qualquer é a potência. Porém, para um veículo elétrico, a métrica pode confundir. O Kangoo E-tech tem motor de 90kW. Provavelmente, num futuro não muito distante, esse número ficará claro para todo, mas por enquanto, vale destacar que isso equivale a 120 cavalos.

Uma outra característica sobre veículos elétricos é que eles já apresentam toque máximo logo no primeiro segundo. No caso do Kangoo, esse torque é de 245Nm.

A autonomia é de 210km pela tabela do Inmetro (PBEV), chegando a 329km em ciclo urbano. Essa quilometragem costuma ser suficiente para quem roda na cidade fazendo entregas e coletas, que é o principal público do veículo.

 

E quanto dura o carregamento depois?

Depende do tipo de fonte de energia. A Renault estabeleceu como métrica o tempo que a bateria leva para chegar do 15 ao 80%. Isso porque o ideal é nunca deixar que a bateria baixe de 15%, mas também aumenta a vida-útil dela se o carregamento não passar dos 80%.

Então, considerando levar de 15 para 80% o nível da bateria, o carregamento em uma tomada comum 220v de qualquer casa leva 16h50. Já o carregamento por Wallbox AC (aqueles em postos e locais públicos) leva 6h se for de 7,4kW, 2h40 caso o carregador seja de 11kW e 1h se for 22 kW. Se o carregamento for feito por recarga rápida DC 80kW, aí são apenas 31 minutos.

Vale destacar que a bateria agora tem sistema de refrigeração líquida, o que permitiu à Renault aumentar a garantia dela para 8 anos ou 160 mil quilômetros. O veículo completo tem garantia de 3 anos.

 

Capacidade e uso no dia a dia

O Kangoo E-tech é um veículo para pequenas cargas, são 800kg de capacidade de carga útil e capacidade de tração de 1,5 tonelada. Sendo assim, é um veículo que exige apenas CNH B. Em volume, a capacidade é de 4,3m³.

O baú tem 2,2 metros de comprimento, 1,5 de largura e 1,3 de altura. A porta lateral é deslizante e tem 864mm, ou seja, 86,4 cm, de comprimento. As portas traseiras se abrem no esquema 1/3 – 2/3 e podem abrir a 90° ou até 180°.

Para aumentar a segurança, a montadora removeu as fechaduras lateral e traseira. Agora existe um controle interno de travamento e destravamento dessas portas.

portas do Kangoo E-Tech

Segurança para motorista e passageiro

Itens de segurança são muitos comuns em veículos de maior valor agregado, como carros de luxo e caminhões extrapesados. Agora esses itens começam a ser valorizados também em veículos de trabalho menores.

No caso do Kangoo E-tech, essa segurança está em alguns itens como: 4 airbags, sendo um frontal e um lateral para cada ocupante. Isso previne tanto de batidas frontais e traseiras quanto de laterais e capotamentos.

Acidentes esses que ficam mais raros com itens como controle de estabilidade e controle de tração, presentes no E-tech. O veículo conta também com o assistente de partida em rampa, que segura o veículo por até 3 segundos em subidas íngremes. Esse tempo é mais do que o suficiente para o motorista tirar o pé do freio e levá-lo ao acelerador sem correr o risco de o carro ir pra trás.

Há também o monitoramento da pressão dos pneus, sensor e câmera de ré, sensor de portas abertas e sensor de cinto de segurança dos ocupantes. O veículo vem equipado também com sensor de chuva e sensor crepuscular, ou seja, o carro liga automaticamente os limpadores de para-brisa na chuva e acende os faróis ao entardecer.

O veículo conta também com lâmpadas diurnas, lanternas traseiras e faróis de neblina, tudo LED. Os retrovisores laterais estão mais largos, para diminuir os pontos-cegos. Segundo a montadora, a visibilidade melhorou em 35%.

No compartimento de carga, há diversos ganchos para a fixação da mercadoria.

 

Módulos de direção – segurança = economia

Quando se fala em motorista seguro, automaticamente esse motorista será econômico. No funcionamento de um veículo, uma coisa puxa a outra.

No caso do Kangoo E-tech, ele tem três modos de condução. O B1, que é o modo cruzeiro, serve para rodovias e vias rápidas. Esse modo deixa o veículo mais solto e não usa tanto as frenagens para recarregar a bateria.

O modo B2 é o Drive, ou seja, direção, é o modo que mais se assemelha ao motor a combustão. Carrega um pouco mais a bateria só que não segura tanto o veículo.

O modo B3 é o modo Freio, feito para o anda e para da cidade. Nesse modo, também conhecido como Modo de um único pedal, quando o motorista tira o pé do acelerador, ele já segura o veículo como se estivesse freando. Ele inclusive acende a luz de freio dependendo da velocidade. E quais as vantagens disso?

A primeira vantagem é o tempo de resposta. No anda e para é mais comum precisar do freio, ou porque um veículo te fechou, um pedestre pulou na sua frente, uma moto surgiu do nada, enfim, são muitas essas situações.

Nesses casos, leva-se alguns milésimos de segundo para tirar-se o pé do acelerador e levá-lo ao freio. Esse tempo já pode ser a diferença entre se envolver ou não em um acidente. Entretanto, com o modo B3, esse tempo de resposta diminui, já que assim que o pé para de fazer pressão no acelerador, o sistema já segura o veículo. É mais segurança.

Além disso, o sistema usa toda essa frenagem automática para recarregar a bateria, ou seja, ainda adiciona mais tempo de autonomia à bateria. Consequentemente, o sistema ganha economia, já que vai levar mais tempo para precisar recarregar a bateria ou a recarga será mais rápida.

 

Conforto para o motorista do Kangoo E-tech

O mercado também tem falado cada vez mais em conforto para o motorista mesmo em veículos de trabalho. No caso de um veículo elétrico, o conforto começa no silêncio e na falta de trepidação do funcionamento de motor. Tanto é que parece que o veículo está desligado. Além desses, que são comuns a todos os veículos elétricos, a falta de cheiro de combustível também é outro fator importante.

Mas falando especificamente do Kangoo E-tech, o conforto também se dá pelo ar-condicionado, diversos porta-trecos espalhados pelo veículo. A coluna de direção é ajustável e o banco tem várias regulagens, o que é bom para atender diversos tipos físicos de motoristas.

Ele já vem com o porta-celular para o motorista que usa o GPS ao longo do dia e esse porta-celular ainda pode ser movido de posição de acordo com o gosto do piloto.

 

Preço e custos

Veículos elétricos têm duas características muito marcantes em relação aos tradicionais: eles são bem mais caros e têm custo de operação bem menor. Na teoria, uma coisa compensa a outra.

O Kangoo E-tech chega ao mercado custando R$ 259.990,00. Isso é mais ou menos o dobro de um veículo similar à combustão. Por outro lado, para “encher o tanque” desse veículo, gasta-se mais ou menos uns R$ 30,00, lembrando que com esse valor se roda em torno de 300 quilômetros. Sendo assim, já existe uma grande economia com combustível.

Segundo a montadora, se considerarmos também os custos com revisões, documentação, impostos e manutenções, ao longo de 3 anos o custo total do veículo elétrico é 3 vezes menor.

Segundo os cálculos da Renault, um veículo a combustão gastaria R$ 103 mil nesse período e o Kangoo E-tech gastaria R$ 32 mil. É uma economia de R$ 70 mil, mas que ainda não paga a diferença inicial de preço. Logo, o veículo deve demorar de 5 a 6 anos para se pagar.

Por outro lado, o conforto de não ter ruídos ou trepidações por todos esses anos é algo que não se pode mensurar.

Segundo a montadora, o veículo é válido para quem roda acima dos 180km/dia.

Para ver nosso teste drive no Kangoo E-tech, clique aqui e veja nosso Instagram.

 

Por Paula Toco

 

 

 

 

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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