terça-feira, outubro 22, 2024

Cummins aposta em plataforma de motor multienergética para a Fenatran

MercadoCummins aposta em plataforma de motor multienergética para a Fenatran

A Fenatran está chegando e o assunto é a descarbonização de veículos, com isso, a Cummins levará uma plataforma de motor multienergética para a feira

Para tanto, a marca estabeleceu metas para o futuro, amanhã e hoje e quando se trata do amanhã e o hoje, a Cummins apresenta a plataforma de motores Helm que pode ser moldada para diversas células de energias renováveis. 

A alta produção de carbono dos veículos pesados, trouxe iniciativas de combustíveis sustentáveis, como: biodiesel, energia elétrica, biometano, gás natural e hidrogênio. 

Essas opções de energia para os motores trouxe menos prejuízos para a natureza, em algumas opções chegando até zerar a emissão de carbono. 

Entretanto, a indústria de motores pensa em maneiras de solucionar problemas causados por esses biocombustíveis, como a oxidação do motor. Pensando nisso e na transição energética brasileira, a Cummins apresenta estratégias de sustentabilidade “Destino ao zero”. 

 

Power Train – Plataforma de motores Helm

A plataforma de motor Helm é uma estratégia para hoje e o amanhã, ou seja, curto prazo e para diversas aplicações. A descarbonização não pode esperar mais, por isso, foi pensado em uma tecnologia que funcione como um “lego”, segundo a marca. 

Ou seja, o Helm pode ser adaptado tanto para receber o diesel avançado, como hidrogênio, gás natural, gasolina ou etanol. 

A Higher Efficiency Lower Emissions Multiple Fuels (Maior Eficiência, Menos Emissões e Múltiplos Combustíveis) será exibida na versão X15L, incluindo três cabeçotes que operam com diesel, gás natural e hidrogênio. 

Embora visualmente as inovações possam parecer semelhantes, é nesse sistema (cabeçote) que as diferenças ocorrem devido à variação das tecnologias de injeção de combustível. Além da versão 15 litros, as plataformas Cummins Helm incluem as versões B 6.7 e X10. 

 

Helm foi pensado também para o Brasil no etanol

No mercado brasileiro, o Helm pode operar com diferentes misturas de biodiesel, biocombustíveis, HVO, gás natural, gasolina e até o hidrogênio, sendo este último posicionado no topo da cadeia. 

Para o Brasil, a Cummins considera fundamental uma plataforma de motores a combustão interna capaz de utilizar uma variedade de biocombustíveis, como biogás e etanol. 

 

Motores a Gás também são parte do portfólio na Fenatran

Cummins também levarará à feira seus motores a gás, B6.7N e M15N. Os modelos integram a linha de produtos que já inclui a versão L9N. Com foco nas baixas emissões e pronto para atender diversas aplicações, o combustível gás natural possui muitos benefícios. 

Ele é capaz de reduzir de 13% a 17% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) do poço à roda e 27% menos emissões de CO2 no escape do veículo, ambos em comparação com o diesel.

Além disso, os motores a gás natural têm sistemas de pós-tratamento menos complexos do que os motores a diesel, resultando em aplicações mais simplificadas para as montadoras e custos operacionais mais baixos para os proprietários de frotas, já que o sistema não requer o uso do fluido de escape Arla 32. 

Outro benefício importante é a operação silenciosa e com baixa vibração dos motores a gás, proporcionando um ambiente de trabalho mais confortável para motoristas e passageiros. 

O uso de gás natural renovável (RNG), produzido a partir de biogás, ainda amplia a sustentabilidade. Isso permite que algumas empresas de transporte gerem seu próprio combustível a partir de resíduos, reduzindo ainda mais sua pegada de carbono.

 

Motor a gás B6.7N

O B6.7N é um motor novo, projetado para aplicações diversas. Com potência variando de 190 a 280 hp e torque de 590 a 811 Nm, ideal para veículos especiais, como caminhões de lixo e veículos de saneamento. Esse motor é também uma excelente opção para caminhões de média carga e ônibus. 

Além de sua eficiência, o B6.7N foi desenvolvido com componentes que maximizam a durabilidade e a confiabilidade. Projetados especificamente para aplicações de gás natural, as válvulas e pistões asseguram um desempenho ideal e prolongando a vida útil do motor 

Cummins aposta em plataforma de motor multienergética para a Fenatran
Cummins plataforma de motor multienergética Fenatran / Motor a gás B6.7N

 

Motor a gás M15N 

O M15N se destaca como o motor a gás natural mais potente disponível até o momento, oferecendo de 424 a 523 hp. Para aplicações pesadas, como caminhões de cana-de-açúcar, esse motor apresenta a melhor relação potência/peso em sua classe globalmente. 

Sua construção leve, ao mesmo tempo, robusta, permite uma eficiência operacional superior, o que é crucial para operações em ambientes desafiadores. 

Cummins aposta em plataforma de motor multienergética para a Fenatran
Cummins plataforma de motor multienergética Fenatran / Motor a gás M15N

 

Propostas para o futuro

As soluções para o hoje e o amanhã já focam na baixa emissão de carbono, porém, quando se trata de futuro, o foco da Cummins é chegar na emissão zero de carbono. Por isso, os eixos elétricos são a solução da marca para zerar as emissões com e-mobility 14xe. 

A nova geração do 14Xe traz avanços significativos em relação ao seu antecessor, como aumento da eficiência energética, maior torque e potência. Além de recursos avançados em segurança funcional e cibersegurança. 

O 14Xe integra sistemas que monitoram continuamente o desempenho de componentes críticos, permitindo a detecção precoce de falhas. Simultaneamente, suas funcionalidades de cibersegurança protegem as informações trocadas entre o eixo e outros sistemas do veículo, garantindo a integridade e a proteção contra ataques cibernéticos. 

Equipado com inversor de alta potência ELFA 3 V3.2, otimizando o desempenho para caminhões com Peso Bruto Total (PBT) entre 12t e 24t, o novo eixo elétrico traz faixa de potência contínua de 130 kW, 150kW, 180kW e 230 kW, e potência de pico de 290 kW.

 

Veja também: Cummins ingressa no controle de pressão dos pneus

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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