A Daimler está com duas soluções visionárias em um caminhão só. Isso mesmo, a marca está combinando a propulsão elétrica com a direção autônoma.
Tudo está ancorado no caminhão Freightliner eCascadia, movido a energia elétrica e usa tecnologia de condução autônoma de Nível 4.
Para tanto, a Daimler estima que o veículo autônomo tenha potencial para evoluir rapidamente e alcançar logo a linha de produção.
Afinal, as tecnologias já existem e estão em escala, pulverizadas, independente da propulsão e uso em diferentes aplicações.
Veja também: Mercedes planeja rota de 13 mil quilômetros para eActros
O que diz a Daimler sobre o autônomo elétrico?
“Tecnologias autônomas e de emissão zero em um único produto, estamos testando para desafios que nossos clientes provavelmente enfrentarão no futuro”, disse John O’Leary, presidente e CEO da Daimler Truck North America.
Joanna Buttler, Chefe do Grupo Global de Tecnologia Autônoma da Daimler Truck, acrescentou: “Juntamente com a Torc, estamos fazendo progressos significativos na introdução de caminhões autônomos nos EUA até 2027″.
Saiba que: Caminhão a GNV chega para o agronegócio
Ela acrescenta: “Embora tenhamos como alvo caminhões autônomos com tecnologia de propulsão convencional para este primeiro lançamento no mercado, sempre olhamos mais para o futuro.”
Como nasceu o Freightliner eCascadia?
O Freightliner eCascadia elétrico entrou em produção em 2022 e já atingiu 6 milhões de milhas no mundo real em mais de 55 frotas nos Estados Unidos.
Trata-se de um caminhão Classe 8 com emissão zero projetado para fornecer produtividade ideal para frotas que buscam fazer a transição para tratores eficientes e com emissão zero.
A bateria pode ser recarregada até 80% da capacidade em apenas 90 minutos. O motor pode ser de 320 a 470 cv. A autonomia pode chegar até 370 km.
Por Rodrigo Samy, com informações da Daimler Truck da Alemanha
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.