segunda-feira, maio 20, 2024

Mercedes planeja rota de 13 mil quilômetros para eActros

A Mercedes-Benz Trucks está montando para o primeiro semestre de 2024 uma viagem teste com dois eActros.

A ideia é que dois protótipos à bateria cruzem mais de 20 países europeus, cobrindo mais de 13 mil quilômetros cada um, com peso total de semirreboque de 40 toneladas.

Com essa iniciativa, a Mercedes busca conquistar ampla experiência num grande número de rotas em diferentes topografias e zonas climáticas, verificando o consumo e abastecimento.

Brasil também faz análise para ter caminhões elétricos

No Brasil, recentemente, a Secretaria Nacional de Trânsito iniciou a fase de estudos que permite o uso de caminhões pesados elétricos em rotas intermunicipais.

O estudo tem a coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran) em parceria com a Volvo, Universidade de Brasília (UnB) e o laboratório de pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A partir dos resultados, a Secretaria Nacional de Trânsito poderá estabelecer os critérios para que caminhões elétricos possam circular de forma regular.

Saiba como carregar de maneira correta uma picape

Dez Volvo FM Electric fazem parte desse regime experimental, eles são destinados a rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal.

As análises iniciais apontam que os caminhões elétricos apresentam vantagens para a segurança viária, alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixo nível de vibração e zero emissão.

O Volvo FM Electric tem 490 kW (660 hp), com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. A autonomia prevista é de até 300 km. Para recarregar, é necessário de 1h30 a 8h, dependendo da quantidade de baterias e do tipo de carregador.

Para Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks, o momento é de finalizar os estudos e colocar em prática o eActros 600.

Como funciona o eActros 600? 

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que há uma infraestrutura de recarga em garagens e pontos de apoio suficiente.

Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.

Saiba também: Caminhão a gás chega para o agronegócio

Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico.

Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso.

Por Rodrigo Samy, com informações da Mercedes-Benz Trucks

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados