Vendas de caminhões crescem em abril de 2024. Confira os números da Anfavea

Em seu mais recente balanço, os números da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostram que houve crescimento nas vendas de caminhões em abril de 2024. A Associação destacou que esse foi o melhor abril em relação a comercialização de pesados desde 2014.

Confira os números do mês de abril:

Produção, Vendas e Exportação em abril de 2024

  • Balanço abril/23 x abril/24

Na comparação entre abril de 2023 e 2024, foram registradas a fabricação de 11,7 mil caminhões no país, totalizando alta de mais de 60% na comparação com o período no ano passado.

Nas vendas, 10,8 mil caminhões foram comercializados no último mês, com elevação de 37,5% na comparação com os registros de abril de 2023, quando mais de 7,8 mil caminhões foram emplacados.

Em contrapartida, nas exportações de veículos abril fechou em queda. Mais de 27 mil unidades foram enviadas ao exterior, baixa de 19,6% em comparação com o mesmo período em 2023, quando o país exportou 34 mil veículos.

Balanço abril/23 x abril/24
Divulgação: Anfavea. Arte: PNE
  • Acumulado do ano – janeiro a abril de 2024

No primeiro quadrimestre do ano, houve crescimento de 29,1% em relação à produção de caminhões na comparação com os quatro primeiros meses de 2023. Ao todo, 41 mil veículos já foram fabricados em 2024.

Em relação às vendas, a associação registrou mais de 37 mil emplacamentos no quadrimestre, fechando em leve alta de 2,2% na comparação com os números do ano passado, onde 36,4 mil unidades haviam sido comercializadas no país.

Por fim, nas exportações, o acumulado dos primeiros quatro meses registram mais de 109 mil veículos exportados, totalizando baixa de 26% em relação à soma de 2023, quando as exportações haviam atingido a marca de 148,2 mil envios ao exterior entre janeiro e abril do ano passado.

Acumulado do ano - janeiro a abril de 2024
Divulgação: Anfavea. Arte: PNE

O que diz a Anfavea sobre os números?

A Anfavea destacou os balanços positivos na fabricação e nas vendas, que registraram resultados recordes em relação aos últimos tempos. Na comercialização de caminhões, por exemplo, o mês de abril foi o melhor desde 2014, além de ser numericamente o melhor mês de emplacamentos desde dezembro de 2022. Uma das justificativas da associação é a “volta da normalidade”, após todo o processo de transição do Proconve P8, com a mudança para a motorização Euro 6.

A venda de caminhões a locadoras, em alta na Agrishow, também foi destacada. A Anfavea afirma que negócios como a locação de pesados é uma tendência que deve crescer bastante, pois as montadoras podem oferecer alternativas na aquisição de veículos.

Veja Também: Cobrança do eixo suspenso, sem baixa do MDFe, se inicia nas rodovias do Brasil

Por Daniel Santana com informações da Anfavea

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados