A parceria entre marcas, mesmo que concorrentes acirradas, como Daimler e Volvo, está cada vez mais comum no mundo globalizado, onde a sustentabilidade e a otimização de custos andam juntos.
A Daimler Truck e a Volvo, por exemplo, anunciaram que pretendem formar uma parceria para a construção de plataformas de veículos definida por software.
Daimler Truck e Volvo pretendem formar parceria
O novo empreendimento terá participação igualitária e ficará em Gotemburgo, Suécia. Ele tem um hardware que fornecerá uma base para diferenciar os recursos de veículos.
Ambas vão ser sócias 50/50 na empresa, que vai operar como uma entidade independente, tanto um como a outra continuarão concorrendo.
De acordo com Martin Daum, CEO da Daimler Truck, o desenvolvimento de uma plataforma de veículo definida por software comum vai capacitar a transformação dos veículos.
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Para Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo, a proposta de fazer com que o caminhão se torne um dispositivo programável, com hardware padronizado, permite rápidas atualizações.
Quando tudo estiver funcionando, as companhias vão fornecer aplicativos para os usuários finais, a fim de oferecer mais recursos digitais de veículos aos motoristas.
Vale dizer, que o acordo preliminar assinado agora não é vinculativo. Um contrato final deverá ser realizado ainda este ano, visando fechar a transação final no primeiro trimestre de 2025. Mesmo assim, a nova empresa estará sujeita aos exames e às aprovações necessárias pelas respectivas autoridades.
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Uma joint venture na indústria de caminhões é uma parceria estratégica entre empresas para compartilhar recursos, conhecimentos e riscos em projetos específicos. Isso facilita o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias, a entrada em novos mercados e a redução de custos operacionais. Exemplos incluem a colaboração entre Volvo e Eicher Motors, e entre c. Essas alianças ajudam as empresas a inovar e competir de forma mais eficiente no mercado global.
Por Rodrigo Samy, com informações de Daimler Truck e Volvo
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.