quarta-feira, julho 17, 2024

Daimler Truck e Volvo terão parceria para desenvolver plataforma

A parceria entre marcas, mesmo que concorrentes acirradas, como Daimler e Volvo, está cada vez mais comum no mundo globalizado, onde a sustentabilidade e a otimização de custos andam juntos. 

A Daimler Truck e a Volvo, por exemplo, anunciaram que pretendem formar uma parceria para a construção de plataformas de veículos definida por software.

Daimler Truck e Volvo pretendem formar parceria

O novo empreendimento terá participação igualitária e ficará em Gotemburgo, Suécia. Ele tem um hardware que fornecerá uma base para diferenciar os recursos de veículos.

Ambas vão ser sócias 50/50 na empresa, que vai operar como uma entidade independente, tanto um como a outra continuarão concorrendo.

De acordo com Martin Daum, CEO da Daimler Truck, o desenvolvimento de uma plataforma de veículo definida por software comum vai capacitar a transformação dos veículos. 

Leia também: Caminhão da International usa novo motor Scania

Para Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo, a proposta de fazer com que o caminhão se torne um dispositivo programável, com hardware padronizado, permite rápidas atualizações.

Quando tudo estiver funcionando, as companhias vão fornecer aplicativos para os usuários finais, a fim de oferecer mais recursos digitais de veículos aos motoristas.

Vale dizer, que o acordo preliminar assinado agora não é vinculativo. Um contrato final deverá ser realizado ainda este ano, visando fechar a transação final no primeiro trimestre de 2025. Mesmo assim, a nova empresa estará sujeita aos exames e às aprovações necessárias pelas respectivas autoridades.

Veja mais: Hino e Traton fazem parceria para produzir veículos elétricos

Uma joint venture na indústria de caminhões é uma parceria estratégica entre empresas para compartilhar recursos, conhecimentos e riscos em projetos específicos. Isso facilita o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias, a entrada em novos mercados e a redução de custos operacionais. Exemplos incluem a colaboração entre Volvo e Eicher Motors, e entre c. Essas alianças ajudam as empresas a inovar e competir de forma mais eficiente no mercado global.

Por Rodrigo Samy, com informações de Daimler Truck e Volvo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados