sexta-feira, novembro 22, 2024

Decreto permite uso da CNH brasileira para dirigir em outro país

LegislaçãoDecreto permite uso da CNH brasileira para dirigir em outro país

Foi assinado em janeiro um decreto que permite que brasileiros usem a carteira de habilitação para dirigir na Itália, para fins de circulação. Se trata do Decreto 9.264 de 10 de janeiro de 2018. Com o acordo, o mesmo passou a valer para italianos em solo nacional. Além desse, existem outros acordos que permitem o uso da CNH brasileira para dirigir em outro país.

 

Você sabia que o Brasil possui esse tipo de acordo com diversos países? Confira alguns deles:

E se eu tirei a CNH em um país estrangeiro, posso validar a habilitação no Brasil? Confira a resposta no link.

Itália

Com o decreto assinado em janeiro, a CNH brasileira deixa de ser válida para fins de circulação no território italiano um ano após o condutor obter residência legal no país. Já o documento italiano para motoristas circularem no Brasil deixa de ser válida 180 dias depois da entrada no território.

Uruguai

É preciso cuidado: o motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool está sujeito a multas, retenção da carteira de habilitação e apreensão do veículo. Em caso de recusa ao teste de bafômetro, vale a palavra da autoridade policial.

Estados Unidos

É possível alugar veículo e dirigir apenas com a habilitação brasileira em viagem de turismo, porém o Itamaraty recomenda que se obtenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Brasil antes de viajar. Os dois documentos devem ser apresentados conjuntamente.

Colômbia

Brasileiros a turismo na Colômbia podem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira, que será válida e admitida para dirigir por lá durante o prazo de permanência autorizado no momento de entrada no país. Opção: os táxis podem ser encontrados facilmente e a custo baixo.

Venezuela

Além de usar a CNH brasileira, outra opção é o aluguel de veículos no país. O preço praticado é equivalente ao do Brasil, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

Panamá

Os motoristas brasileiros podem usar a CNH no território por até 90 dias. Depois será necessário obter um documento de habilitação panamenho. Cidadãos que não tenham documento em mãos estão sujeitos a multas, interrogatórios e detenção.

Marrocos

A CNH é válida no país por até um ano. Após esse período, cidadãos brasileiros deverão ser aprovados no exame marroquino para obtenção de carteira de habilitação local.

Espanha

A CNH brasileira é aceita no país quando acompanhada de Permissão Internacional para Dirigir. Vale destacar que, assim como no Brasil, as autoridades espanholas também têm tolerância zero em relação a qualquer porcentagem de álcool no sangue ao conduzir.

Cuba

A habilitação brasileira é válida por até seis meses contados da entrada do cidadão no país. A rede rodoviária total de Cuba é de aproximadamente 68.395 km de vias, e existem duas vias que atravessam todo o território: a Rodovia Central e a Autopista Nacional.

Lembrando que essas permissões não se estendem a quem pretende trabalhar como motorista nesses países, só para condução de veículos a passeio. 

Veja também: Como faço para trabalhar como caminhoneiro no exterior?

Por Pietra Alcântara com informações do Portal do Trânsito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados