Desde a noite de ontem, segunda-feira 28, diversas rodovias do Paraná têm enfrentado deslizamentos de terra devido à chuva. Os deslizamentos já fizeram vítimas e estão bloqueando ou dificultando o trânsito em vários pontos do estado. O quadro mais grave é o da BR 376, com diversos veículos atingidos pelas quedas de barreiras.
As autoridades não aconselham o desvio de rota por outras estradas vicinais que também estejam em região de serra, sujeitas a outros deslizamentos. Também não é aconselhável o tráfego durante a noite, quando a visibilidade é baixa e o condutor pode não identificar os sinais de barreiras caindo.
A Polícia Científica do Paraná (PCP) disponibilizou um telefone para atendimento de familiares dos envolvidos nos deslizamentos. A polícia pede informações que possam ajudar na identificação, o que sugere que há mais vítimas. O telefone é o 41 3361 7242.
BR 116
Em Campina Grande do Sul, no km 58, sentido Curitiba, houve desmoronamento de terra. O trânsito hora é bloqueado, hora há liberação de uma faixa.
Em Campina Grande do Sul, no km 51, sentido São Paulo, houve queda de barreira. Trânsito interrompido.
BR 277
Queda de barreira no km 41, em Morretes, com interdição total no km 60 sentido litoral. Sentido Curitiba flui por uma faixa.
PR 410
A Estrada da Graciosa está interditada devido a queda de barreira. Não há opção de acesso ao litoral.
BR 376
Em Guaratuba, km 669, deslizamento com diversos veículos arrastados. Informações não confirmadas apontam envolvimento de 15 carros e 6 caminhões. Equipes trabalham no local, que se encontra com acesso difícil. Uma morte já foi confirmada. Não há previsão de liberação.
Acompanhe a situação do trânsito em tempo real pelo Twitter:
PRF Paraná
Arteris Litoral Sul
Arteris Régis Bittencourt
Espírito Santo
Não é apenas o Paraná que está com deslizamentos e trânsito difícil devido às chuvas. Aracruz, norte do Espírito Santo, está com a BR 101 totalmente interditada no KM 170 devido a crateras que se abriram no local. Também não há previsão de liberação. Acompanhe a situação em tempo real pelo Twitter.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.