Quem precisou emitir algum documento no Detran RJ hoje ficou na mão. O órgão suspendeu, nesta sexta-feira, 9, a emissão de todos os documentos relativos a serviços do Detran, como carteira de habilitação e certificados de veículos. A paralisação foi consequência da exoneração do presidente Leonardo Jacob, preso na quinta-feira, 8, na Operação Furna da Onça.
Você sabia? Detran vai fiscalizar CRLV com placas terminadas em 6, 7 e 8
O departamento explicou, em nota, que todos os documentos necessitam de chancela do presidente. A exoneração de Jacob foi publicada no Diário Oficial do RJ desta sexta, mas a edição não trazia um substituto.
No início da manhã, com o vácuo no comando do Detran, serviços agendados até eram realizados, mas o contribuinte saía dos postos apenas com um protocolo nas mãos.
Corrupção no Detran
Jacob foi um dos 22 presos da Operação Furna da Onça, que começou nesta quinta-feira, 8, comandada pela força-tarefa da Lava Jato no Rio. Antecessor de Jacob na presidência do Detran e deputado federal eleito, Vinícius Farah, também foi preso.
Segundo o Ministério Público Federal, o Detran serviu como cabide de cargos para deputados estaduais, que trocavam as indicações por apoio político e votos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Além da farta distribuição de cargos, o esquema incluía o pagamento de “mensalinhos” – que movimentou ao menos R$ 54 milhões. Parte da verba saiu de sobrepreço de contratos do esquema chefiado pelo ex-governador Sérgio Cabral.
“As investigações demonstraram que esses personagens lotearam o Estado do Rio de Janeiro para viabilizar a execução dos seus interesses políticos. Alerj se tornou propinolândia”, resumiu o procurador-regional da República, Carlos Aguiar.
Veja também: Placas Mercosul têm preço reduzido no RJ
Adaptado de Portal G1