sexta-feira, outubro 18, 2024

DNIT entrega complexo viário na BR de Pernambuco

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou ao tráfego, o complexo viário da BR-407/PE formado pela ponte sobre o Riacho das Porteiras e um viaduto. 

As estruturas – localizadas no entroncamento do km 126 da BR-407 com a BR-428, em Petrolina, tiveram um investimento do Governo Federal de R$ 34,3 milhões. 

 

O que contêm as estruturas?

As estruturas possuem duas faixas de rolamento de 3,6 metros de largura e mais acostamento de 2,5 metros para cada sentido. O viaduto tem 329 metros de extensão e a ponte possui 35 metros. Com as obras os cerca de 16 mil motoristas que transitam diariamente pela região contam agora com uma melhora significativa na fluidez do tráfego e com mais segurança. 

A conclusão do complexo viário passa a segregar o trânsito local do de longa distância. A rodovia federal recebe ainda outras melhorias de adequação e ampliação de capacidade e eliminação de pontos críticos, em um trecho total de 11,3 quilômetros. 

 

Importância do complexo viário na BR-407/PE

A BR-407/PE inicia na divisa com o estado do Piauí na cidade de Afrânio (PE) e termina na divisa das cidades de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA), na ponte Presidente Dutra, totalizando 130,1 quilômetros de extensão.  

Rodovia fundamental para o transporte de carga entre o interior pernambucano e diversas capitais da Região Nordeste, visto que faz a conexão da região do polo agroindustrial de Petrolina com o de Juazeiro, garantindo o desenvolvimento econômico e prosperidade das cidades do entorno.

 

Balanço das piores rodovias

Falando em rodovias, infraestrutura e Região Nordeste, vamos rever o balanço anual das estradas do país, realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). 

A pesquisa CNT Rodovias analisou e classificou mais de 110 mil quilômetros de vias pavimentadas. Reveja os critérios usados nessa avaliação e confira também as Top 5 com os piores trechos, segundo a pesquisa, e embarque com Paula Toco para PB-400, no percurso considerado a segunda pior do ranking. 

 

Veja também: É o fim das praças de pedágios? Free flow é aprovado pelo Contran

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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