A EcoRodovias ganhou a concessão para administrar a Rio-Valadares, que liga a cidade do Rio de Janeiro a Governador Valadares, Minas Gerais, pelos próximos 30 anos. O leilão aconteceu no dia 20 de maio e a concessionária vencedora investirá R$11,3 bilhões em obras e intervenções nos 726,9 quilômetros de extensão concedidos, dos quais:
- R$4 bilhões para BR-116/RJ;
- R$1,5 bilhão para BR-493/RJ, conhecida como Arco Metropolitano;
- R$300 milhões para a BR-465/RJ;
- R$5,5 bilhões para a BR 116/MG.
Obras da nova concessionária
Com a concessão, a EcoRodovias pretende gerar cerca de 150 empregos diretos e indiretos. Já dentre as obras previstas no período de 30 anos estão:
- 303,2 quilômetros de duplicações;
- 255,5 quilômetros de faixas adicionais;
- 85,5 quilômetros de vias marginais;
- 775 acessos,
- Três áreas de escape;
- 75 passarelas;
- 462 pontos de ônibus;
- 57 passagens de fauna.
Tarifas de pedágio na nova concessão da EcoRodovias
Para a concessão da Rio-Valadares, a EcoRodovias apresentou uma oferta de desconto de 3,11% na tarifa básica. Essa redução ocorrerá de forma progressiva nas tarifas de pedágio instalados no trecho administrado por ela.
No total, a concessionária será responsável por 12 praças, cinco no Rio de Janeiro e sete em Minas Gerais, sendo que, no sexto ano de vigência do contrato está prevista a implantação do sistema free-flow na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O contrato prevê também:
- Tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples (40%);
- Desconto para usuários que utilizarem o free-flow;
- Pontos de parada e descanso para caminhoneiros;
- Uso de tecnologia para redução de acidentes em estradas;
- Iluminação e pontos de wi-fi.
Saiba o que é o sistema free-flow assistindo esta matéria do Pé Na Estrada
Por Jacqueline Maria da Silva com informações do Ministério da Infraestrutura