Empresa desenvolve sistema de hidrogênio a tiracolo. Isso mesmo, a espanhola Evarm apresentou um caminhão a hidrogênio que usa uma carreta.
O modelo protótipo, construído sobre a base um S-Way, será entregue a um projeto-piloto na Europa para trabalhar na coleta de resíduos.
Portanto, a ideia é avaliar a viabilidade de converter toda a frota a combustão para um sistema 100% elétrico com base em hidrogênio.
Ou seja, a alternativa considerada a mais viável para a descarbonização do setor de transportes pesados.
Empresa desenvolve sistema de hidrogênio a tiracolo
Com isso, o caminhão protótipo tem autonomia de até 450 quilômetros. A necessidade de armazenamento em comparação aos elétricos é de 80%.
A tecnologia está sendo testada em setores de logística, construção civil e operações portuárias.
Logo, o sistema, que usa trailers permite que as células de combustíveis cheguem também às máquinas, empilhadeiras, caminhões e tratores, sem depender de redes fixas.
Como fica a relevância para o Brasil?
No Brasil, soluções com hidrogênio ainda engatinham, mas começam a ganhar terreno. Com o lançamento da Estratégia Nacional do Hidrogênio (ENH) e projetos pilotos.
Recentemente, o Pé na Estrada fez uma reportagem sobre o desenvolvimento do hidrogênio a partir do etanol na USP.
Na ocasião, foi mostrado com o hidrogênio está em alta. Existem 11 projetos no Brasil com foco na geração de energia a partir do gás.
Irizar coloca ônibus movido a hidrogênio para rodar 900 km
A fabricante de ônibus conhecida por carrocerias de alto luxo, a espanhola Irizar, colocou o i6S Efficiente movido a Hidrogênio para percorrer 2.500 quilômetros entre Ormaiztegi (Espanha) e os Alpes Franceses.
O trajeto marca a maior distância já percorrida por um de turismo movido a hidrogênio na Europa.
Durante o teste, foi contatado uma autonomia de 900 km e uma recarga completa de 20 minutos.
O motor elétrico que equipa o i6S Efficiente é elétrico de 510 cv. Apresentado na Feria Internacional Busworld em 2023, o modelo funciona com processo de eletrólise que conecta a uma pilha que gera a energia necessária para a tração. A Irizar disse que o i6S Efficiente está pronto para produção em série.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.