sexta-feira, novembro 22, 2024

Entenda a tolerância de 2 graus para as traseiras de caminhões

Sem categoriaEntenda a tolerância de 2 graus para as traseiras de caminhões

A Resolução 479 do CONTRAN regulamentou a polêmica sobre arquear a traseira do caminhão. Segundo a nova norma, será permitida uma inclinação de até dois graus, mas muita gente ficou na dúvida sobre o que isso significa. Então vamos entender exatamente o que diz a resolução:§2º Nos veículos com PBT acima de 3.500 kg:I – em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal.

Veja na figura abaixo: o chão é a linha horizontal, ou seja, o correto seria que a longarina de um caminhão ficasse paralela a essa linha no chão, mas é permitida uma inclinação de até 2º.

E quanto dá isso em cm? Depende do tamanho do caminhão. A cada metro, a altura pode variar 3,5cm.

A Polícia Rodoviária Federal já recebeu orientações para fazer a medição e multar quem estiver fora desse padrão. Mesmo quem tem a mudança no documento, terá que se adequar à norma. Veja a forma de medição que a PF vai empregar, que, aliás, é mais simples e o motorista pode fazer em seu próprio caminhão para ver se está dentro da norma.

Quem estiver fora da norma está cometendo infração grave, ou seja, 5 pontos na CNH, R$ 127,69 de multa e retenção do documento. O proprietário terá cinco dias úteis para adequar o veículo e caso isso não ocorra, o veículo será recolhido. As alterações feitas dentro da norma têm que constar em documento ou podem gerar as mesmas multas.

Lembrando que a resolução já está em vigor.

Veja também:

CONTRAN regulamenta o arqueamento de caminhões

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

5 COMENTÁRIOS

  1. Esses governantes sanguessugas, tem que serem cercados e colocados à trabalhar , ao invés de só criarem leis para gerar multas para quem trabalha , as pessoas que trabalham estão se acabando e vai chegar uma hora que não teremos mais saída se não todos começarem a roubar , aí veremos onde vai parar !
    O correto e advertir e dar tempo para solucionar , e não por armadilhas para tirar de quem trabalha !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados