A manipulação de tacógrafos é uma artimanha tão antiga quanto ao próprio equipamento, porém conforme o tempo passa, por gerações, o perigo só aumenta.
Principalmente agora em que nos caminhões mais recentes tudo está interligado e, consequentemente, causando novas falhas nos sistemas de segurança, quando mexido.
É quase igual a uma ferida, onde ninguém deve se aventurar em colocar a mão. A manipulação cresceu tanto que a polícia da Alemanha abriu uma investigação sobre o assunto.
Entenda os perigos da manipulação de tacógrafo
Afinal, a manipulação de sensores ou a alteração de sistemas de segurança em caminhões têm chamado a atenção das autoridades.
A incidência é tão grande que em uma semana de ronda (blitz) 100% dos veículos inspecionados apresentam irregularidades.
As maiores queixas envolvem caminhões de transportadoras da Europa Oriental, com motoristas vindos do Leste Europeu.
Como ocorre a manipulação do tacógrafo?
Com as versões mais novas do tacógrafo, a manipulação do sensor KITAS, embora praticada há bastante tempo, tornou-se mais difícil desde o final de 2012 e vem sendo cada vez menos comum.
Porém, segundo as investigações, cada vez mais motoristas estão desligando o equipamento da tomada para desativar o aparelho sob pressão dos prazos apertados.
Tal ação, faz com que todos os sistemas de assistência e parte da gestão do motor parem de funcionar.
Paradas rápidas no trânsito
Todavia, o desligamento do assistente de frenagem de emergência obrigatório — cuja desativação já é proibida na Alemanha — não explica, por si só, muitos dos acidentes fatais ocorridos no fim de congestionamentos.
Além disso, a manipulação também afeta o sistema de freios ABS, o que aumenta significativamente a distância de frenagem além do limite técnico permitido.
Manipulação do tacógrafo compromete sistemas de segurança
Mais do que uma infração grave, a adulteração do tacógrafo (equipamento obrigatório que registra dados como velocidade e tempo de direção) pode comprometer a segurança veicular e resultar em acidentes fatais.
A manipulação afeta diretamente o funcionamento de sistemas eletrônicos essenciais, como o freio ABS, o controle de tração e até o assistente de frenagem de emergência.
Além do perigo iminente nas estradas, a prática é considerada crime em diversos países, incluindo o Brasil.
Afinal, os infratores estão sujeitos a multas, suspensão da carteira de habilitação e até processos criminais.
Empresas transportadoras também podem ser penalizadas, perdendo contratos e credibilidade no mercado.
A manipulação também pode afetar a cobertura de seguros e a garantia de fábrica dos veículos, já que alterações nos sistemas originais comprometem o desempenho e a integridade do caminhão.
Especialistas alertam que o combate à adulteração exige fiscalização rigorosa e conscientização por parte dos transportadores.
Lei brasileira exige o tacógrafo nas seguintes situações
O equipamento registra a velocidade e o tempo de forma inalterável, sendo fundamental para a segurança e controle das atividades de transporte.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.