quarta-feira, janeiro 28, 2026

Europa quer isentar pedágio de caminhões até 2031

CuriosidadesEuropa quer isentar pedágio de caminhões até 2031

Europa quer isentar pedágio de caminhões até 2031. Sim, esse lugar existe. A Europa quer manter até 2031 a vantagem para os caminhões elétricos. 

Com a proposta, o velho continente acredita que as transportadoras vão utilizar cada vez mais veículos pesados eletrificados.

Europa quer isentar pedágio de caminhões até 2031

A iniciativa visa reforçar o compromisso da União Europeia com a mobilidade sustentável e estimular a transição do transporte rodoviário para tecnologias mais limpas.

Atualmente, os veículos pesados com zero emissões estão isentos do pagamento de pedágios até 31 de dezembro de 2025.

A ideia de isentar pedágio de caminhões elétricos ia acabar em 2025

No entanto, o executivo europeu considera que a ampliação para 30 de junho de 2031 pode ser um incentivo.

Essa proposta faz parte do Plano de Ação Industrial para o setor automotivo europeu.

Ou seja, uma estratégia que busca competitividade do setor diante dos desafios da transição ecológica.

O incentivo também vem do investimento maior para ter frotas elétricas

Bruxelas entende que oferecer condições econômicas favoráveis para a incorporação de caminhões elétricos ou movidos a tecnologias limpas é essencial para reduzir as emissões poluentes do transporte, um dos setores mais difíceis de descarbonizar.

Além disso, foi ressaltado que, apesar dos avanços tecnológicos, o custo de aquisição dos veículos pesados de zero emissões ainda é significativamente mais alto que o dos caminhões com motor a combustão, o que continua sendo uma das principais barreiras à adoção em larga escala.

Com a ampliação desse incentivo fiscal, Bruxelas espera criar um ambiente mais propício para que os operadores de transporte renovem suas frotas com tecnologias limpas, contribuindo assim para o cumprimento das metas climáticas da União Europeia.

A nova proposta está alinhada visando redução de emissões estabelecidos pela legislação europeia para veículos pesados, que prevê uma redução de 43% nas emissões de CO2 até 2030, em relação aos níveis atuais.

O Parlamento Europeu e os Estados-membros ainda precisarão avaliar e debater a proposta, cabendo a eles a decisão final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados