Europa quer isentar pedágio de caminhões até 2031. Sim, esse lugar existe. A Europa quer manter até 2031 a vantagem para os caminhões elétricos.
Com a proposta, o velho continente acredita que as transportadoras vão utilizar cada vez mais veículos pesados eletrificados.
Europa quer isentar pedágio de caminhões até 2031
A iniciativa visa reforçar o compromisso da União Europeia com a mobilidade sustentável e estimular a transição do transporte rodoviário para tecnologias mais limpas.
Atualmente, os veículos pesados com zero emissões estão isentos do pagamento de pedágios até 31 de dezembro de 2025.
A ideia de isentar pedágio de caminhões elétricos ia acabar em 2025
No entanto, o executivo europeu considera que a ampliação para 30 de junho de 2031 pode ser um incentivo.
Essa proposta faz parte do Plano de Ação Industrial para o setor automotivo europeu.
Ou seja, uma estratégia que busca competitividade do setor diante dos desafios da transição ecológica.
O incentivo também vem do investimento maior para ter frotas elétricas
Bruxelas entende que oferecer condições econômicas favoráveis para a incorporação de caminhões elétricos ou movidos a tecnologias limpas é essencial para reduzir as emissões poluentes do transporte, um dos setores mais difíceis de descarbonizar.
Além disso, foi ressaltado que, apesar dos avanços tecnológicos, o custo de aquisição dos veículos pesados de zero emissões ainda é significativamente mais alto que o dos caminhões com motor a combustão, o que continua sendo uma das principais barreiras à adoção em larga escala.
Com a ampliação desse incentivo fiscal, Bruxelas espera criar um ambiente mais propício para que os operadores de transporte renovem suas frotas com tecnologias limpas, contribuindo assim para o cumprimento das metas climáticas da União Europeia.
A nova proposta está alinhada visando redução de emissões estabelecidos pela legislação europeia para veículos pesados, que prevê uma redução de 43% nas emissões de CO2 até 2030, em relação aos níveis atuais.
O Parlamento Europeu e os Estados-membros ainda precisarão avaliar e debater a proposta, cabendo a eles a decisão final.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.