quarta-feira, janeiro 28, 2026

Feirão de emprego reúne mais de 1.800 vagas para tentar sanar a falta de motoristas

NotíciasFeirão de emprego reúne mais de 1.800 vagas para tentar sanar a...

A falta de motorista é uma realidade no transporte, com a tentativa de contratar mais profissionais a Feira Emprega Transporte em São Paulo reuniu cerca de 1.800 vagas. 

A iniciativa surgiu por meio do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo e Região (FETCESP). 

O evento foi realizado no Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, na última semana, na Vila Maria, São Paulo, capital, onde estão instaladas importantes entidades representativas do setor.

 

Empregabilidade no transporte

Ao todo, 46 empresas do setor de transporte e logística, além do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE) de São Paulo. 

Com foco em ampliar o acesso ao mercado de trabalho e incentivar a diversidade, a iniciativa contou com vagas afirmativas destinadas a grupos minoritários, bem como oportunidades para diferentes funções e níveis de experiência.

O Feirão reuniu cerca de 2.160 interessados em vagas para motoristas, as mais ofertadas e procuradas, para Funileiro, Mecânico e Auxiliar de Logística.

Segundo dados do evento, até o momento, a empresa Orbital segue em processo atual de entrevistas com cerca de 300 candidatos. Já a Kangu Transportes realizou 11 contratações imediatas de Motoristas.

 

Não está entrando motorista no mercado

A idade média dos motoristas hoje no Brasil é de 55 anos. Segundo dados da Korsa Seguros, 90% dos motoristas não querem os filhos na profissão. 

O estudo ainda aponta que 30% dos motoristas irão se aposentar nos próximos anos, ou seja, além de ser uma turma mais velha, não tem profissionais para repor.

Segundo a SAE Brasil, o país está muito longe de ter direção autônoma no transporte. 

A tecnologia, que está sendo testada em outros países, ainda levará cerca de 30 anos para começar a ser implementada no país. 

A reportagem deste domingo transmitirá o Fórum Pé na Estrada, que abordou essas questões na conversa. Além disso, o tema será discutido em uma série de matérias exibida ao longo dos meses no Programa. 

Saiba mais: Fórum Pé na Estrada debate com transportadores a falta de motoristas

 

Sesta Senat continua com o Feirão em todo o Brasil 

A ação que aconteceu no último dia 15, integra o projeto nacional Emprega Transporte, iniciativa do SEST SENAT. A organização realizará 60 feiras, somente em 2025. Até agora, o projeto já impactou mais de 5.000 pessoas, mobilizou 300 empresas, ofertou 3.000 vagas e resultou em 252 contratações efetivas neste ano.

O SINE integrou a plataforma Emprega Transporte, por meio de parcerias estratégicas. Entre elas, está o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Trabalho e Emprego, ampliando o alcance e os resultados para empregadores e candidatos.

Confira onde acontecerão os próximos feirões:

Feirão de emprego reúne mais de 1.800 vagas para tentar sanar a falta de motoristas
Projeto Nacional Emprega Transporte

 

Veja também: É possível comemorar o dia do caminhoneiro em meio a falta de motoristas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados