Neste dia 30 de junho é comemorado o dia do caminhoneiro em São Paulo, no entanto, como comemorar a data com a falta de motoristas?
Afinal, a falta de motorista é um assunto que vem sendo debatido pelo Pé na Estrada há tempos e que todos sabem. Portanto, para se comemorar o dia do caminhoneiro de verdade é preciso que muita coisa aconteça, sendo um grande desafio para o mercado.
Uma vez que as principais causas da escassez de profissionais estão nas condições apresentadas aos motoristas.
Dia do caminhoneiro e a falta de motorista
Não é de hoje que o Programa ouve que os profissionais do volante não são valorizados e não tem condições dignas de trabalho.
As características não trazem retenção dos motoristas que estão entrando no mercado e muito menos oferece interesse aos novos profissionais.
Com isso, a principal queixa é a baixa remuneração. Segundo a classe, o valor do frete atual não cobre os custos da estrada, como diesel, manutenção do veículo e alimentação.
Na matéria sobre a falta de motorista que entrou nesse domingo, os profissionais também relatam que a falta de segurança e a carga horária são outros fatores que pesam nessa conta.
Além disso, outro motivo apontado é a falta de respeito. Segundo os caminhoneiros, eles não são bem tratados onde chegam para carregar ou descarregar. Ou seja, fora toda a dificuldade da estrada, os motoristas não são bem-vindos e sofrem com o tratamento que faz cair ainda mais o valor da classe.
Ou seja, como comemorar uma data especial com tantos problemas enfrentados pelos estradeiros? Para que eles tenham um feliz dia do caminhoneiro de verdade, é necessário que eles estejam contentes com a profissão.
Caso contrário, a data será apenas um dia banal com os mesmos problemas de sempre e sem o devido valor que a classe vem lutando há anos.
Têm empresas que querem melhorar esse quadro?
Pedro Trucão foi em busca dessas empresas que valorizam o motorista todos os dias e não só comemoram em datas especiais. Entretanto, não se trata apenas de dar um caminhão moderno ou uma viagem melhor, mas sim de melhores salários.
Nessa jornada, Trucão conversou com o CEO da Braspress, Urubatan Helou, que relatou que seus motoristas podem chegar a um salário de R$ 16 mil. Segundo ele, a empresa trabalha na valorização com os motoristas mais ranqueados.
Ou seja, diferente do mercado do transporte, na Braspress, o motorista vai além do só dirigir. Na companhia, ele tem que cumprir com a legislação de trânsito e se modernizar para receber as novas tecnologias.
Outro ponto que o executivo destaca é o apagão logístico, ele diz que não vai faltar motorista no mercado, mas sim, já está faltando.
Para ele, pagar um bom salário, dando a devida valorização, não é “o a mais da empresa”, e sim uma estratégia de negócio. Isso quer dizer que: para o transporte rodoviário não morrer, e a empresa ir bem, é necessário que se retenha esses profissionais, atraindo mais motoristas qualificados para a profissão.
E você como queria comemorar esse dia do caminhoneiro? Nos conte aqui nos comentários o que falta para comemorar essa data com satisfação da profissão?
Veja também: Dia do caminhoneiro – afinal, quando é o dia correto, 25/07, 30/06 ou 16/09?

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.
Se está faltando motorista eu não sei ,mas se tiver alguém precisando de um motorista sou candidato.