Entre os municípios de Ipixuna e Paragominas, no Pará, um rio pequeno transbordou durante forte chuva e, com a força da água, houve rompimento da pista. O incidente causou uma cratera na BR 010 de cerca de 8 metros de extensão, com rompimento no km 210 da rodovia. Não há previsão para o fim da interdição da via.
Leia também: Eixo SP responde acusação de corte de árvores nativas
A pista ficou totalmente interditada também no km 211. A prefeitura de Ipixuna do Pará declarou situação de emergência após a tempestade causar inundações nesta terça-feira, 16. Segundo o G1, cerca de 800 pessoas ficaram desabrigadas e 1.520 desalojadas, 50 delas perderam as casas com a enxurrada.
O governador do Pará visita cratera e publica em suas redes sociais:
Estamos na BR-010, trecho entre Ipixuna do Pará e Paragominas onde ocorreu o desmoronamento da via. pic.twitter.com/gU29IZ908F
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) February 16, 2021
De acordo com o decreto municipal, as fortes chuvas nos últimos dias ocasionaram aumento do nível do rio Ipixuna e rios menores, além de provocar alagamentos, quedas de pontes, rompimento de vias, entre elas a BR 010.
A medida foi tomada após um parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, segundo o prefeito Artemes Oliveira (PSD).
Com o decreto, ficam autorizadas, entre outras medidas, a mobilização de órgãos municipais para atuarem com a Defesa Civil Municipal e a convocação de voluntários para reforças as ações.
Confira rotas alternativas:
- Belém – sentido sul do país: Alça Viária, PA-150, até a divisa PA/TO
- Belém – Paragominas: Alça Viária até o Acará e Tomé Açu. Em Tomé Açu, pegar a PA- 256 e seguir até a vila Canaã (trecho sem pavimentação), atravessar a balsa e percorrer 60 km (pavimentados) até sair na BR-010 (rotatória de acesso à Paragominas).
Adaptado de G1