A Foton fez um evento para clientes, fornecedores e para veículos de imprensa, visando anunciar os próximos passos da companhia no Brasil. Entre os modelos apresentados pela fabricante chinesa no local estiveram caminhões leves, semipesados e uma picape.
Foton apresenta caminhões leves, semipesados e picape
Entre os caminhões apresentados, que chegarão em breve ao Brasil, estão o semipesado Auman 17T (com PBT de 17 toneladas), o semileve Aumark S 315 (com PBT de 3,5 toneladas), nas versões manual e automatizada, e o semileve Wonder, com capacidade de carga útil de até 1.495 kg.
Outra novidade da marca é a picape Tuland. Em fase de homologação ela tem previsão de chegar ao mercado em 2025 por um valor sugerido de R$ 250 mil. Trata-se da primeira utilitária com caçamba equipada com um motor turbodiesel auxiliado por um elétrico.
O resultado é 175 cv e 450 Nm, além de uma autonomia de 960 km, partindo de um abastecimento de 76 litros.
Semipesado da Foton para agitar o segmento
Imagine chegar para competir por uma fatia para lá de disputada. É mais ou menos isso que a Foton está fazendo com o Auman 17T, veículo com valor sugerido de R$ 400 mil. Entre os principais concorrentes estão Volvo VM 265 e o Mercedes-Benz Atego.
O Auman 17T tem comprimento total de 8900 mm, largura máxima dianteira de 2488 mm, altura de 2800 mm e distância entre eixos de 5150 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 6800 mm.
Para impulsionar um motor Cummins, de quatro cilindros, de 220 cv e 820 Nm. A transmissão é manual de 6 velocidades. A Foton prevê emplacar mais de 800 unidades do Auman 17T, e chegar a cerca de 10% de participação no mercado.
Veja mais: Iveco e Foton anunciam parceria de desenvolvimento
Semileve tem o Kia Bongo como principal concorrente
Com uma projeção audaciosa de ter 5% de participação no segmento de semileve, a Foton está lançando o Aumark S 315, nas versões MT e AMT.
Com Peso Bruto Total (PBT) de 3.500kg, o caminhão está equipado com motor Cummins 2.5, que tem 150 cv e 400 Nm. Na versão S 315 MT, a transmissão é manual de cinco marchas, na versão S 315 AMT a transmissão é automatizada.
Saiba mais: XCMG lança primeiro cavalo mecânico 100% elétrico. Caminhões pesados chineses estão voltando?
Os veículos têm as seguintes dimensões: comprimento total de 5380 mm, largura máxima dianteira de 2030 mm, altura de 2240 mm e distância entre eixos de 2800 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 3610 mm.
Os modelos Aumark S 315 MT e Aumark S 315 AMT estarão disponíveis para venda no Brasil a partir de agosto (versão manual) e outubro (versão automatizada). O preço sugerido é de R$ 219 mil (versão manual) e de R$ 239 mil (versão automatizada).
Eles se integram aos modelos leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), ao caminhão médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas) e ao semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas).
Por Rodrigo Samy
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.