O Pé na Estrada fez recentemente uma reportagem completa sobre o crescimento do biometano nas transportadoras brasileiras. Agora, a FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, anuncia a produção dos motores a gás natural, na Argentina.
Os motores N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG são aplicáveis a uma ampla gama de veículos comerciais e máquinas.
FPT vai produzir motores a gás natural
A nova linha de produção foi integrada aos motores diesel, com adaptações específicas para processos e testes voltados aos modelos GNV.
Entre os novos processos implementados estão o banco de testes, um compressor GNV, uma bancada de estanqueidade e sistema de usinagem de tampa de cilindro.
O gás natural é um combustível mais limpo, que reduz as emissões de poluentes.
Ou seja, além dos benefícios ambientais, a tecnologia de combustão garante redução do consumo de combustível e sem a necessidade de Arla.
Gás natural como estratégia para descarbonização
“O gás natural é uma peça-chave no desenvolvimento de uma indústria mais sustentável e responsável. Esta inovação tem o potencial de transformar o panorama energético da América Latina e a forma como nos deslocamos”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
Na Argentina, o gás natural também representa uma parcela significativa da matriz energética, superando a média global.
Especificações Técnicas dos motores FPT a Gás natural
N60 NG – Potência [hp]: 170–210 | Torque [Nm]: 540–750
N67 NG – Potência [hp]: 220–286 | Torque [Nm]: 800–1250
CURSOR 13 NG – Potência [hp]: 415–460 | Torque [Nm]: 1900–2000
Possíveis aplicações:
N60 NG (NEF 6.0): Veículos especiais montados sobre chassi Eurocargo
N67 NG (NEF 6.7): Eurocargo CNG e Tector NG
Cursor 13 NG (12,9/13 L): S-Way LNG/CNG e Stralis NP 460

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.