Agora não adianta mais remediar: inevitavelmente você encontrará um pórtico com sistema Free Flow pela frente. Hoje, são mais de 14, de acordo com informações do Centro de Liderança Pública (CLP).
Esse modelo de pedágio eletrônico, que dispensa cabines e cancelas, está presente em sete rodovias, distribuídas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A BR-101 (Rio–Santos), no Rio de Janeiro, foi um dos primeiros trechos federais a adotar o Free Flow.
Outras estradas também já operam com a tecnologia: ERS-122, no Rio Grande do Sul; MG-459, em Minas Gerais; SP-333 e a Rodovia dos Tamoios (SP-099), em São Paulo.
Free Flow na Raposo Tavares
A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) terá oito pórticos em funcionamento em menos de duas semanas, e três deles serão de pedágios eletrônicos.
A partir de 1º de outubro, por exemplo, entram em operação os pórticos que substituem as praças de pedágio em São Roque (km 47,6), Alumínio (km 79,1) e Araçoiaba da Serra (km 111,9).
Os motoristas terão até 30 dias para pagar os valores, já que não haverá mais praças físicas com funcionários para realizar a cobrança.
Nesta primeira etapa, os outros cinco pórticos serão acionados apenas para monitoramento, sem cobrança — com o objetivo, segundo a concessionária, de estudar a fluidez e o comportamento do tráfego nos trechos, e estão localizados nos quilômetros 37, 58, 72, 95 e 101 da Raposo Tavares.
Os valores permanecem equivalentes aos praticados anteriormente, mas agora distribuídos, segundo a Rota Sorocabana, de forma proporcional em cada sentido:
— São Roque (km 48): de R$ 10,10 em um único sentido para R$ 5,05 em cada sentido;
— Alumínio (km 83): de R$ 9,90 em um único sentido para R$ 4,95 em cada sentido;
— Araçoiaba (km 111): mantém o valor de R$ 4,20 por sentido.
Os demais trechos da Raposo, uma das principais rodovias que corta Sorocaba, passam por um processo de modernização que soma R$ 8,8 bilhões em investimentos ao longo dos próximos 30 anos, porém há muitas contestações da população.
BR-381 em Minas Gerais ganha Free Flow
A BR-381 em Minas Gerais começa a ter cobrança de pedágio por Free Flow. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início da cobrança de pedágio eletrônico em livre passagem em dois pontos da BR-381/MG: Caeté (P1) e João Monlevade (P2).
A mudança elimina as praças físicas e a necessidade de redução de velocidade, já que a cobrança passa a ser feita de forma eletrônica e automática nos pórticos instalados na rodovia. Cobrança começa a valer nesta segunda-feira (22).
Qual será o valor da cobrança?
A ANTT definiu os valores de acordo com critérios técnicos previstos em contrato, como a categoria do veículo e os reajustes estabelecidos. Para automóveis, por exemplo, a tarifa será de R$ 15,50 em Caeté e R$ 12,90 em João Monlevade.
No modelo Free Flow, não há cancelas nem paradas obrigatórias. Sensores instalados nas faixas da rodovia identificam eletronicamente a placa dos veículos ou o TAG de pagamento automático.
Essa inovação reduz congestionamentos e aumenta a segurança. Além de oferecer mais comodidade ao motorista, e ainda contribui para a redução de emissão de gases poluentes causada por paradas e retomadas de marcha.
Ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático seguem isentos, conforme previsto em contrato.
Modernização na rodovia da morte
A BR-381/MG, conhecida historicamente como “rodovia da morte”, está passando por um processo de transformação. Desde a assinatura do contrato, em janeiro deste ano, a concessionária Nova 381 já iniciou obras de recuperação, sinalização e melhorias operacionais.
Agora, com o pedágio eletrônico, a expectativa é de mais fluidez no tráfego e maior previsibilidade de viagens.
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, reforçou que a cobrança não é apenas uma questão financeira, mas um instrumento para assegurar investimentos contínuos na rodovia.
“Cada recurso arrecadado é destinado diretamente à manutenção, duplicação e modernização da estrada. É um passo importante para que a BR-381 deixe de ser símbolo de insegurança e se torne, cada vez mais, rota de desenvolvimento, preservando vidas e gerando oportunidades para Minas Gerais”, destacou o diretor-geral.
Todas as informações sobre valores, regras e locais de cobrança estão disponíveis publicamente, garantindo transparência à sociedade. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os usuários poderão buscar atendimento junto à concessionária e aos canais oficiais da Agência.
A decisão está prevista na Deliberação ANTT nº 339/2025 e segue o contrato de concessão da rodovia administrada pela Nova 381 S.A.
Tabela de tarifas:

Veja também: Free flow no Brasil: avanços, desafios e polêmicas

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.