quinta-feira, janeiro 30, 2025

Gás Natural cresce como principal aliado da descarbonização

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Gás Natural cresce como principal aliado da descarbonização. Tanto é que recentemente, a Yara, líder em nutrição de plantas, começou a distribuir fertilizantes no Maranhão usando caminhões movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito).

A multinacional está atuando em parceria com a VirtuGNL, empresa de logística especializada em Gás Natural.

Gás Natural cresce como aliado da descarbonização

Vale dizer que recentemente os caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) foram apresentados ao Ministério dos Transportes.

Na primeira etapa de distribuição, 116 toneladas de fertilizantes serão entregues a 790 km de São Luís.

Nesta situação, os caminhões movidos a GNL reduzem até 20% das emissões de gases de efeito estufa e 90% das emissões de NOx e SOx (gases nocivos à saúde).

O acordo entre Yara e VirtuGNL prevê o transporte de 50.000 toneladas de fertilizantes por ano.

“Estamos sempre em busca de projetos logísticos que aumentem a produtividade, reduzam custos e promovam a sustentabilidade. Priorizamos uma matriz de transporte mais eficiente, com menor custo e impacto ambiental, para o desenvolvimento do país”, afirma Alberto Rodrigues.

Outras soluções em Gás Natural no Brasil

Recentemente, o Pé na Estrada fez uma reportagem sobre o corredor verde que está surgindo na Região Sul.

Na ocasião, a via foi batizada dessa forma por oferecer uma estrutura completa de abastecimento para caminhões movidos a GNV. 

Segundo a ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente) cada brasileiro gera, em média, um quilo de resíduos sólidos urbanos por dia. O volume é suficiente para encher 2.000 estádios do Maracanã. 

Lixo para fazer Gás Natural e descarbonização 

As alternativas sustentáveis, como reciclagem, compostagem e coprocessamento ainda são tímidas, representando apenas 8,5% dos resíduos sólidos urbanos.

Uma das soluções sustentáveis é a transformação de resíduos não-recicláveis, como plásticos e papelão contaminados, em Combustível Derivado de Resíduos (CDR), uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis em indústrias de cimento e outros setores intensivos em energia.

A adoção dessas práticas pode trazer benefícios significativos para o meio ambiente e impulsionar a economia circular no Brasil.

Qual a diferença entre o GNV e GNL

O GNV (Gás Natural Veicular) é um combustível utilizado em veículos. Ele é composto principalmente de metano (CH4) e armazenado em estado gasoso.

Uma das principais vantagens é que, sendo mais leve que o ar, ele se dissipa rapidamente em caso de vazamento.

Aplicações que demandam transporte e armazenamento em grandes volumes utilizam o GNL (Gás Natural Liquefeito).

Principal diferença está no armazenamento

O GNL armazena metano principalmente em líquido, diferentemente do GNV.

Para mantê-lo nessa forma, é necessário resfriá-lo a temperaturas extremamente baixas, cerca de -162°C, e armazená-lo em tanques criogênicos.

Essa forma líquida permite um transporte e armazenamento mais eficientes devido à maior densidade energética por unidade de volume.

Os automóveis, ônibus e outros veículos com kits adaptados utilizam mais comumente o GNV, enquanto o transporte marítimo, caminhões pesados e locais sem viabilidade para distribuição por gasoduto aplicam o GNL.

Ele serve como uma alternativa eficiente e limpa aos combustíveis fósseis tradicionais, especialmente em setores industriais que demandam energia.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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