Governo derruba nova tabela de fretes e valores voltam para primeira versão

LegislaçãoGoverno derruba nova tabela de fretes e valores voltam para primeira versão

Está difícil manter-se atualizado no assunto tabela de fretes. Na quinta-feira 07 de junho pela manhã a tabela publicada no dia 30 de maio estava valendo. No fim da tarde a ANTT publicou novos valores que, segundo o governo, baixavam o frete em média em 20%. Caminhoneiros reclamaram e rumores de nova paralisação rapidamente se espalharam. Mas ainda na noite do dia 07, o Ministério dos Transportes chamou líderes dos motoristas autônomos para uma reunião e revogou a tabela que tinha acabado de ser publicada.

 

Tabela de fretes do dia 07 de junho

A tabela liberada em 07 de junho era bem mais complexa que a anterior e corrigia alguns problemas como o valor por eixo ser igual em veículos com 2 ou 9 eixos, porém, segundo o governo, na média, o frete ficaria 20% mais barato com essa segunda tabela.

O Ministro dos Transportes, Valter Casimiro, afirmou que “A nova tabela conseguiu normalizar o valor do frete próximo ao que já havia sido aplicado mercado.” Ainda em sua fala, ele salientou que todos aprovaram a mudança, inclusive líderes dos caminhoneiros autônomos. No entanto, é possível indagar, se os caminhoneiros quisessem valores no nível já aplicado no mercado, por que teriam feito a paralisação?

Segundo Nelson Júnior, do Sindicato de Barra Mansa, o governo fez uma reunião pela manhã e disse que faria ajustes na tabela, porém não mostrou a nova versão para os caminhoneiros. “De noite eles soltaram a nova tabela e todo mundo repudiou. Alguns já queriam começar novas paralisações” – afirmou.

E de fato, logo após o anúncio da ANTT, vídeos e mensagens de novas paralisações começaram a percorrer as redes sociais. Porém, provavelmente para evitar novas manifestações, o Ministro do Transportes chamou novamente os líderes dos caminhoneiros autônomos e garantiu que iria revogar a segunda versão da tabela.

tabelas de fretes
Alguns dos líderes dos caminhoneiros autônomos que estavam na reunião que revogou a segunda versão da tabela de fretes

 

E como fica agora?

Segundo fala do próprio Ministro dos Transportes, a segunda versão fica revogada e volta a valer a tabela de fretes publicada em 30 de maio. Nesta sexta-feira às 9h acontece uma nova reunião para começar a desenhar a terceira versão da tabela, mas até que ela seja publicada, segue valendo a versão número um. E se você tiver dúvidas de como ela funciona, clique aqui e entenda.

Por Paula Toco

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados