Após diversas tentativas frustradas, neste domingo a noite o governo federal afirmou atender a novas reivindicações dos caminhoneiros autônomos na expectativa de encerrar os protestos. Os novos pontos acordados são:
1 – Isenção no pagamento do eixo erguido nos pedágios das rodovias estaduais (nas federais já não de pagava)
2 – Redução de R$ 0,46 no preço do diesel por 60 dias
3 – Após os 60 dias, os preços do diesel só poderão ser alterados a cada 30 dias
4 – 30% dos fretes da CONAB para autônomos por medida provisória
5 – Edição de uma tabela mínima de frete também por medida provisória
Segundo o Ministro da Secretaria do Governo, Carlos Marun, os recursos para manter as medidas anunciadas correspondem a R$ 10 bilhões. A conta aparentemente feita pelo governo é que valia a pena aceitar os pleitos pois, caso as paralisações continuem, a perda produtiva terá um valor superior a esse.
O governo ainda salientou que as medidas fechadas na quinta-feira continuam valendo.
Começa a valer quando?
O presidente Michel Temer se comprometeu a expedir Medidas Provisórias (MP). A vantagem desse método é que ele começa a valer imediatamente e não depende da votação de deputados e senadores. Espera-se que as medidas anunciadas sejam publicadas no Diário Oficial de amanhã.
Além disso, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou suspensão das restrições a caminhões ao longo desta semana para que o reabastecimento seja mais veloz.
E com isso temos um acordo?
Ainda não se sabe. Como as lideranças são muito difusas, é mais difícil conseguir um consenso, por isso não é possível afirmar se os diferentes estados aceitarão ou não a proposta. Mas uma coisa já tinha sido dita e foi reafirmada, não haverá desmobilização sem que medidas sejam publicadas em Diário Oficial.
Acompanhe a cobertura completa em nossas transmissões ao vivo pelo Facebook, programas de rádio e site.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.