Governo paulista inicia extinção da EMTU

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Governo paulista inicia extinção da EMTU, ou seja, desmobilização da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de SP. Portanto, a empresa responsável pelos transportes de baixa e média capacidades, como ônibus e VLT terá outra administração.

Governo paulista inicia extinção da EMTU

Com o fim da companhia, as tarefas ficarão a cargo da Agência de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Em nota, a secretaria aponta que o plano prevê a destinação do acervo técnico, a gestão dos contratos vigentes e a redistribuição de fiscalização.

Com isso, a desmobilização não vai alterar os serviços prestados ou a relação com as concessionárias.

Como começou a extinção da EMTU?

A EMTU teve a decisão de extinção em 2018. Já a aprovação pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) foi em 2020.

Na administração atual, a medida faz parte do chamado São Paulo na Direção Certa, iniciativa que busca o equilíbrio fiscal do estado.

A transição da equipe técnica da EMTU já foi iniciada com a Artesp e, ao término, trará melhorias para os usuários. 

Linha do Tempo da EMTU

O governo criou a EMTU em 1977 para planejar, gerenciar e fiscalizar o transporte metropolitano de ônibus intermunicipais.

Antes da EMTU, o transporte intermunicipal contava com diversas empresas operando sem integração e sem padronização na qualidade do serviço. 

Logo, a criação nasceu para organizar e regulamentar o transporte metropolitano, garantindo qualidade e eficiência.

Atualmente, a EMTU gerencia o transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba/Litoral norte e Sorocaba.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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