segunda-feira, março 17, 2025

Governo paulista inicia extinção da EMTU

ÔnibusGoverno paulista inicia extinção da EMTU

Governo paulista inicia extinção da EMTU, ou seja, desmobilização da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de SP. Portanto, a empresa responsável pelos transportes de baixa e média capacidades, como ônibus e VLT terá outra administração.

Governo paulista inicia extinção da EMTU

Com o fim da companhia, as tarefas ficarão a cargo da Agência de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Em nota, a secretaria aponta que o plano prevê a destinação do acervo técnico, a gestão dos contratos vigentes e a redistribuição de fiscalização.

Com isso, a desmobilização não vai alterar os serviços prestados ou a relação com as concessionárias.

Como começou a extinção da EMTU?

A EMTU teve a decisão de extinção em 2018. Já a aprovação pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) foi em 2020.

Na administração atual, a medida faz parte do chamado São Paulo na Direção Certa, iniciativa que busca o equilíbrio fiscal do estado.

A transição da equipe técnica da EMTU já foi iniciada com a Artesp e, ao término, trará melhorias para os usuários. 

Linha do Tempo da EMTU

O governo criou a EMTU em 1977 para planejar, gerenciar e fiscalizar o transporte metropolitano de ônibus intermunicipais.

Antes da EMTU, o transporte intermunicipal contava com diversas empresas operando sem integração e sem padronização na qualidade do serviço. 

Logo, a criação nasceu para organizar e regulamentar o transporte metropolitano, garantindo qualidade e eficiência.

Atualmente, a EMTU gerencia o transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba/Litoral norte e Sorocaba.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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