A rota para escoamento de grãos no norte do Mato Grosso tem sido assunto nos últimos dias em Brasília. O governo federal anunciou um plano estratégico de logística, que prioriza as obras de pavimentação da BR 163.
Confira: Ministro da Infraestrutura percorre BR 163 de caminhão
De acordo com o Canal Rural, é um trabalho paliativo, enquanto a pavimentação da rodovia não é concluída. O trecho compreende uma extensão de 1,3 mil quilômetros entre Sinop (MT) e Santarém (PA).
Planos para a BR 163
Segundo o Ministério da Agricultura, a obra será o primeiro passo para a conclusão do asfaltamento da BR 163 e o início das obras da Ferrogrão, de acordo com o Portal da Cidade.
A inciativa já havia sido ponto de discussão entre os ministérios da Defesa, Infraestrutura e Agricultura no início de janeiro e fazem parte de um conjunto de ações batizada de Operação Radar.
A proposta original prevê uma parceria entre iniciativa privada, Estado Maior das Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal, que trabalharão para identificar os principais gargalos de escoamento e apontar soluções emergenciais e de curto prazo.
Importância
A BB 163 é reconhecida como um dos principais trechos para o comércio do Centro-Norte do Brasil. Porém, sua pavimentação jamais foi concluída. A falta de investimentos nos últimos 30 anos tem causado constantes prejuízos a caminhoneiros, produtores e moradores da região que dependem da rodovia para locomoção e transporte de suas mercadorias.
O setor do agronegócio também sofre com a falta de infraestrutura do trecho e no atual governo, o segmento é peça chave nas negociações para o plano estratégico de logística, que visa melhorias para o escoamento da safra.
Por Pietra Alcântara
[…] Veja também: Governo traça plano estratégico para pavimentação da BR 163 […]