GWM mostra caminhão mil cavalos na China

CuriosidadesGWM mostra caminhão mil cavalos na China

Os chineses continuam surpreendendo o mundo com inovação e tecnologia. A GWM (Great Wall Motors) mostrou um caminhão com mil cavalos na China.

Foi quase uma resposta ao Shacman, um modelo clone do Mercedes-Benz Actros de 840 cv.

GWM mostra caminhão mil cavalos na China

O novo Great Wall Motors tem exatos  1.050 cv. A base é a de um motor Cummins de 13 litros que recebe ajuda de dois motores elétricos, alimentados por uma bateria relativamente pequena, de 12,9 kWh. 

Portanto, o modelo não consegue rodar com o motor térmico desligado. As opções elétricas só contribuem com a potência.

O que chama atenção no novo modelo da GWM é o visual. Parece que eles se inspiraram, mesmo que vagamente, na Mercedes-Benz ProCabin, especialmente na grade inferior.

Embora os 1.050 cv de potência e os 4.700 Nm de torque impressionem, o objetivo principal da montadora chinesa foi a economia de combustível.

O novo Great Wall Motors tem exatos  1.050 cv. A base é a de um motor Cummins de 13 litros que recebe ajuda de dois motores elétricos
O novo Great Wall Motors tem exatos  1.050 cv. A base é a de um motor Cummins de 13 litros que recebe ajuda de dois motores elétricos

Vale dizer que a potência de um motor Cummins de 13 litros varia bastante dependendo do modelo e da aplicação (ônibus, caminhão rodoviário, fora de estrada, etc.), mas no caso do GWM ele fornece 550 cv.

Com a ajuda dos motores elétricos, o consumo pode ser entre 20% e 25% menor do que seria apenas com o diesel funcionando sozinho.

Imitação do Mercedes-Benz Actros 

A Shacman (ou Shaanxi Automobile Group) é uma fabricante chinesa de caminhões pesados que, nos últimos anos, tem chamado atenção ao lançar modelos que visualmente se assemelham bastante aos da Mercedes-Benz, especialmente ao Actros.

Apesar da semelhança estética, o Shacman usa tecnologia própria baseada em plataformas internacionais licenciadas. Os motores são da chinesa Weichai, Cummins ou MAN.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados