Nas últimas semanas, o Pé na Estrada falou das rodas que pegam fogo por diversos motivos, um deles principalmente por falta de manutenção no veículo.
Apesar isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou, no último mês, uma série de irregularidades em uma combinação de veículos de carga durante fiscalização na BR-316, em Picos (PI).
Irregularidades no conjunto do veículo
O conjunto transportava aproximadamente 74 toneladas e media 25,6 metros de comprimento, mas circulava sem a devida Autorização Especial de Trânsito (AET).
Durante a abordagem, os policiais constataram que o cronotacógrafo estava com a aferição vencida, o licenciamento encontrava-se em atraso, o sistema de iluminação traseira estava incompleto, e o sistema ABS apresentava mensagens de erro. Três dos quatro veículos da composição estavam sem placa de identificação traseira.

Além disso, foi verificado um excesso de peso superior a 16 toneladas e diversos pneus em estado avançado de desgaste.
Defeito nos freios e comprometimento do sistema
A inspeção detalhada do sistema de freios revelou que uma das rodas não possuía tambor de freio, e uma das catracas estava sem o dispositivo ajustador — fatores que comprometem seriamente a capacidade de frenagem.

Veja mais: O que a Catraca Automática de freio tem a ver com fogo nas rodas?
O teste estático confirmou que o último semirreboque da composição estava com o sistema de freio completamente inoperante, o que representava grave risco à segurança viária, tanto para o condutor quanto para os demais usuários da rodovia.
Nas últimas matérias, o Programa foi investigar o motivo das rodas dos caminhões pegarem fogo nas estradas. Alguns desses motivos estavam nos rolamentos de roda, tambores, lonas de freios, má condução do veículo e até a catraca automática de freio.
Porém, um dos especialistas de mecânica disse que 50% das causas estava na falta de manutenção. Isso quer dizer que boa parta da causa do problema pode ser evitada assim que o veículo der sinal de que algo precisa ser trocado. Veja com detalhes as causas dos fogos nas rodas.
Não compensa arriscar a vida com o veículo irregular
As mais de 20 irregularidades constatadas levaram a PRF a recolher os veículos ao pátio para que adotasse as medidas de regularização e segurança exigidas pela legislação de trânsito.
A PRF alerta que o tráfego de veículos em desacordo com as normas técnicas e de segurança representa sérios perigos.
Excesso de peso, falhas nos freios e irregularidades na documentação são fatores que aumentam o risco de acidentes graves. Já o intuito da fiscalização é preservar vidas e garantir que as estradas sejam seguras para todos.
Veja também: Regulagem de catraca de freios

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.