A montadora sueca desenvolveu, juntamente com a Suzano Papel e Celulose, o Hexatrem, um conjunto de seis implementos e 200 toneladas puxados por um cavalo mecânico FMX 540 cavalos.
Leia também: Já está valendo 40 pontos na CNH? Entenda alterações do CTB
Seis implementos, pode?
Nas rodovias brasileiras não podem circular veículos maiores que 30 metros. O máximo que isso permite, hoje em dia, são os tritrens, veículos com três implementos. Já nas vias internas das fazendas esse transporte é permitido e, inclusive, muito usado.
A Suzano Papel e Celulose possui diversos tritrens em sua frota. Para aumentar a produtividade, a empresa passou a usar pentatrens (cinco implementos). Agora, em conjunto com a Volvo, a companhia começa a implementar o hexatrem, seis implementos puxados por um único cavalo mecânico.
Benefícios do Hexatrem
O cavalo mecânico FMX é leve e tem um reforço de fábrica no chassi, com uma caixa de câmbio com duas marchas reduzidas e os eixos traseiros preparados para suportar até 200 toneladas.
O Hexatrem, segundo a Suzano, traz benefícios em termos de eficiência energética, o que reduz impactos ambientais. Por exemplo, seu consumo em litros de diesel por m³ transportado é 21,5% menor que o caminhão tritem.
Outro benefício é que o uso do Hexatrem reduz a quantidade de caminhões que trafegam nas rodovias estaduais e nas estradas da comunidade no entorno da operação da empresa.
Apesar do veículo não poder circular em rodovias, pode circular nas áreas florestais ligadas à fábrica. O uso do veículo com seis implementos diminuiu a circulação de 35 caminhões tritrens que circulavam nessas áreas.
O uso do Hexatrem gerou também 80 postos de trabalho na empresa, com cargos que incluem motoristas, carregadores, mecânicos e administradores.
Soluções sustentáveis
A Suzano é uma empresa de fabricação de celulose de eucalipto, ou seja, para a produção de papel é necessário o corte de árvores. Por isso, a empresa tem responsabilidade direta em relação ao meio ambiente.
A marca enfatiza que busca soluções tecnológicas e sustentáveis para o transporte de madeira até suas fábricas. O Hexatrem é uma dessas soluções.
Em 2017, a empresa inaugurou um túnel off-road, construído sob a BR 158 para dar suporte aos supercomboios. Com 22 metros de extensão, o túnel interliga as áreas restritas de plantio de eucalipto da empresa, reduzindo o tráfego de carretas na região em 30%.
Para 2020, a Suzano afirma que já possui 20 projetos de logística na mesma linha. Até abril de 2020, a empresa espera ter 28 Hexatrens em funcionamento.
Por Paula Toco e Pietra Alcântara
Ggates idéia este de hexatrem, porém o que me preocupa é o sistema de engates entre as unidades e principalmente do cavalo atrelando 5 semirreboques. Gostaria de saber qual é o
sistema de engate utilizado, algum detalhe de especificação. Sou um engenheiro mecânico que atuei em várias fábricas de implementos rodoviários sediados em São Paulo e Paraná.
Meu nome é Miguel Ito e e-mail; rodosauro?gmail.com e assíduo leitor deste importante rede de comunicação.