A indústria de caminhões fechou o primeiro semestre de 2025 com alta de 3%, se comparado com o mesmo período de 2024.
Nesse ano, foram fabricadas 11.720 unidades contra 10.474, ou seja, um pequeno avanço de 1.246 modelos.
Indústria de caminhões no semestre de 2025
Porém, a Anfavea enxerga a situação sensível. Pois os emplacamentos no semestre recuaram 3,6% em relação ao mesmo período de 2024.
Apesar de a produção continuar em alta, há uma desaceleração a cada mês.
De qualquer forma, as exportações foram de 7 mil unidades para 13,4 mil, ou seja, uma evolução de 91%.
Se os caminhões apresentam retração, o segmento de ônibus tem alta de 7,3% na produção e de 31,3% nas vendas.
Semestre positivo, mas desaceleração preocupa
A alta de 7,8% na produção do primeiro semestre, na comparação com o período homólogo, vista de forma isolada, é uma boa notícia.
Porém, nos últimos dois meses houve queda no ritmo de produção, e uma queda de mais de 600 vagas diretas na indústria no geral.
“Os números de junho nos preocupam um bocado. O dia útil a menos em relação a
maio não justifica as quedas que tivemos no mês, de 6,5% na produção, 5,7% nos
emplacamentos e 2,7% nas exportações, além de uma alarmante redução de mais
de 600 empregos diretos nos últimos meses”, afirmou o Presidente da Anfavea, Igor
Calvet.
A produção acumulada no semestre foi de 1.226,7 mil unidades. O crescimento de
7,8% pode ser em boa medida creditado ao aumento de 59,8% nas exportações
(264,1 mil unidades).
Mas mesmo essa boa notícia contém uma dose de atenção. Quase todo esse crescimento dos embarques se deve à surpreendente recuperação do mercado argentino, o que coloca o Brasil numa situação de maior dependência do país vizinho.
Os sinais mais preocupantes, contudo, vêm do nosso mercado interno. Os
emplacamentos de quase 1,2 milhão de unidades nos primeiros seis meses
representaram uma alta de 4,8% sobre o modesto primeiro semestre de 2024.
Uma análise mais acurada revela que os autoveículos nacionais subiram 2,6% nesse
período, enquanto os importados cresceram 15,6%.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.